Viveiro de Mudas recebe visita de alunos da escola Benedito Laporte

O Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer recebeu nesta segunda-feira (26/11) a visita de 105 alunos da Escola Municipal Benedito Laporte Vieira da Mota, no Nova Jundiapeba, que conheceram todas as atividades desenvolvidas no local. Foram duas turmas – 55 alunos pela manhã e 50 à tarde – , que receberam uma aula de educação ambiental ao ar livre, com informações sobre o cultivo e a manutenção de diferentes espécies.

“O Viveiro de Mudas e o Circuito Escola estão abertos à visitação de escolas e da população. Aqui os estudantes podem plantar, caminhar, conhecer e vivenciar uma experiência interessante sobre o comportamento da natureza, seus fenômenos e a importância da Mata Atlântica na produção e conservação da nossa água”, explica o diretor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, que acompanhou o grupo.

O viveiro foi ampliado e reaberto este ano e está aberto para a visitação de alunos e da população em geral. O objetivo do espaço é a produção de mudas para arborização urbana de Mogi e também a doação de mudas para população. Informações sobre agendamento de visitas podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959.

Os alunos participaram do Circuito Escola, que é uma atividade de educação ambiental na qual os participantes fazem plantio de sementes e acompanham o funcionamento do Simulador de Chuvas e Erosão. O sistema demonstra na prática a ação das chuvas sobre as áreas desmatadas e, comparativamente, sobre as áreas com árvores.

Os estudantes também vivenciaram o espaço dedicado ao sistema agroflorestal, que sonsiste no plantio de árvores nativas de forma consorciada com verduras, leguminosas e frutíferas. Esse sistema tem como princípio enriquecer o solo com nutrientes, adubar naturalmente e melhorar a qualidade da produção, além de estimular a produção de alimentos. Para manter o solo úmido e rico, usa-se cobertura de folhas e material decomposto da própria plantação.