Vila Moraes recebe edição do projeto “A Cidade é Aqui” terça, 13, às 19h

 

DE MOGI DAS CRUZES – A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta terça-feira (13/08), a partir das 19h, mais uma edição do Projeto “A Cidade é Aqui”, desta vez para os moradores da Vila Moraes, na Escola Municipal Professora Marlene Muniz Schimidt (Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro, a Mogi-Bertioga, número 8881 – altura do Km 8). Durante o encontro de trabalho, o prefeito Marcus Melo e os secretários municipais conversarão com as pessoas, informando as ações realizadas na região e ouvindo sugestões.

“As reuniões do projeto ‘Cidade é Aqui’ são muito produtivas. Os moradores comparecem em bom número e realizamos um bate-papo democrático e transparente. A Prefeitura mostra as ações realizadas tanto no bairro, como na cidade como um todo, e além disso as pessoas podem conversar conosco e apresentar demandas locais. A presença dos secretários municipais é importante porque, assim, cada solicitação já é encaminhada para ser analisada e resolvida”, afirma o prefeito Marcus Melo.

Uma novidade para o barro será a construção de uma nova creche. O prédio atenderá 195 alunos e trará 10 inovações na questão da sustentabilidade, como placas voltaicas, muro verde, iluminação e ventilação natural e sistema de reúso de águas pluviais. A Vila Moraes já possui uma creche e uma escola municipal de ensino fundamental em período integral. São atendidas 443 crianças com idade de 1 a 10 anos, todas com o padrão de qualidade que é característico do sistema de ensino do município.

Na área de segurança pública, o bairro é atendido por dois grupamentos da Guarda Municipal. A Patrulha Rural percorre as estradas vicinais, faz contato com os moradores e auxilia no trabalho de segurança e de fiscalização de ocupações irregulares. Já a Ronda Escolar trabalha no auxílio à segurança nas escolas municipais do bairro.

Além disso, a Prefeitura realiza um intenso trabalho de fiscalização sobre a ocupação de áreas irregulares e de proteção ambiental. O trabalho busca garantir a qualidade de vida dos moradores, preservar o meio ambiente e contribuir para o ordenamento urbano do bairro.

 

Abastecimento de água

O Semae está construindo uma estação de bombeamento no reservatório da Vila Natal, que enviará água para o novo reservatório da Vila Pomar, por meio de uma adutora de 5 quilômetros, também em fase de implantação. As estruturas integram o futuro Centro de Reservação Vila Moraes, um sistema de água tratada para abastecimento que atenderá uma região, incluindo a Vila Moraes, onde vivem 68 mil pessoas. O investimento total será de R$ 14,3 milhões (divididos entre município e Governo Federal).

A Vila Moraes conta com uma Academia da Terceira Idade (ATI), que fica na praça Manoel Alves de Moraes. No local, aparelhos estão à disposição da população para a prática de exercícios físicos. Os moradores interessados em realizar aulas com professor podem entrar em contato com o a Secretaria de Esporte e Lazer, pelo telefone 4798-5005.

Na área de saúde, o bairro é equipado com uma Unidade Básica de Saúde, que é a porta de entrada para o atendimento médico no serviço público de Mogi das Cruzes e referência de atendimento para moradores daquela região. Recentemente, o Posto de Saúde da Vila Moraes passou por obras de revitalização, com serviços de manutenção, reparos necessários e pintura. A unidade oferece consultas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além de atendimento em odontologia, procedimentos de enfermagem e vacinação.

Reservatório da Vila Moraes vai melhorar o abastecimento de água para os moradores de uma região com 68 mil habitantes – Foto: Ney Sarmento/PMMC