Vândalos queimam motocicleta, quebram vidros, espalham sujeita e depredam o recém-inaugurado mirante do Pico do Urubu

Vândalos não escolhem hora e lugar para atacar. Local já havia sido vandalizado meses há cerca de 2 meses antes da inauguração

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – Entregue ao público no último dia 19 de junho,o Mirante instalado no Pico do Urubu, no alto da Serra do Itapety, amanheceu esta segunda-feira (29/06) totalmente vandalizado. Vidros de um cômodo que será utilizado pelos profissionais do voo foram quebrados, e uma motocicleta aparece totalmente queimada em seu interior, que também queimou as paredes. Parte do deck de madeira também foi atingido pelo fogo e a sujeita no local é geral.

A obra recebeu investimento municipal de R$ 403.877,78. No dia da entrega, o prefeito Marcus Melo disse que “a partir de agora, deve ser feito um trabalho de organização e regramento da utilização do Pico do Urubu, garantindo o seu uso com segurança e controle. O prefeito sugeriu a criação de uma comissão com representantes do poder público e da sociedade para definir regras de utilização, sempre com o objetivo de preservar e cuidar do espaço.”

De acordo com a Prefeitura, o projeto do Mirante do Pico do Urubu foi feito em parceria com o Clube de Voo Livre de Mogi das Cruzes, que desde 1988 defendia uma melhor estrutura para o local.

Pelas redes sociais, muitas criticas pelo vandalismo em um bem pago pela população – e para uso dela própria – e a cobrança de vigilância no local – muito procurado por viciados para fugir do controle da polícia. Afinal, o Pico do Urubu esta a 1.160 metros acima do nível do mar. “Cadê a Guarda Municipal para cuidar do patrimônio publico:?”, perguntou o advogado Delmiro Goveia, que também criticou os vândalos. “Por mais amor no planeta”.

O que não ficou claro é se a moto estava dentro do cômodo ou se foi levada pelos vândalos e queimada no local.

 

Críticas e comentários

Em um dos comentários do post feito pelo advogado, Paula Sales emendou uma crítica: “A Guarda não é responsável pela falta de educação do povo”. Hermes Moraes escreveu: “Triste realidade de um país sem cultura, sem respeito, sem segurança e sem Justiça. Ai os vândalos aproveitam”,

Sheila Bueno Vaz também opinou sobre a depredação. “Teria que ter sistema de monitoramento no local, seria o mínimo; o Brasil é um país sem cultura, sem educação, uma sociedade doente.”

Hebling Denise emendou: “Não é o Brasil! Na verdade, a época não é propícia pra isso. Deveria ser um parque monitorado e com portões fechados. Absurdo querer que haja uma guarda municipal 24 horas num lugar tão distante e ermo. Deveria ser um parque ecológico com horário de visita.
Outras pessoas também criticaram os vândalos e o desrespeito deles com o bem público, que é de todos. Foi o caso do comerciante Joaquim Custódio.”Triste realidade ver cenas assim e como acontecem em Mogi. Eles danificam o patrimônio público é particular, não são pegos e nem punidos.Aa cidade fica um lixo toda emporcalhada”, reclama.
Outra crítica do ato criminoso foi Valéria Da Costa Alves: “Que judiação! Quem iria imaginar que uma coisa dessas ia acontecer, não é? Com câmera, sem câmera, com fiscalização ou sem, esses vândalos sempre vão dar um jeito de partir p a destruição. Lamentável!”
Em post próprio, Gustavo Siqueira escreveu: “Lamentável. A cambada de inúteis , desocupados, depredadores nos fazem muitas vezes não acreditar no que vemos. Onde se encontra a consciência , a mentalidade de um ser que faz um tipo de coisa como essa?”

 

Prefeitura responde

A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Mogi das Cruzes respondeu sobre o vandalismo no local: “A Guarda Municipal informa que esteve no Pico do Urubu na manhã desta segunda-feira para verificação da ocorrência em que vândalos depredaram instalações do recém-inaugurado Mirante do Pico do Urubu. A ocorrência foi encaminhada para registro junto à Polícia Civil, que será responsável pela investigação do ocorrido, bem como identificação dos responsáveis e do veículo. A Guarda Municipal lembra ainda que o Pico do Urubu continua fechado para utilização, inclusive com obstáculos na via para impedir o trânsito de veículos. A corporação também realiza rondas periódicas pelo local, tanto para evitar a aglomeração de pessoas, quanto para prevenção e combate a crimes. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Fotos: Delmiro Goveia / Reprodução

_____________

RELEIA REPORTAGEM DA ENTREGA DO MIRANTE DO PICO DO URUBU