Sarampo: vacina até sexta, 25, a crianças de 6 meses a 5 anos incompletos

55 casos foram confirmados em Mogi, 19 de crianças. 170 suspeitas aguardam resultados de exames

 

DE MOGI DAS CRUZES – No Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, realizado no último sábado (19/10), 236 cadernetas de vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos foram verificadas em Mogi das Cruzes, das quais 35 precisaram tomar a vacina e as demais estavam com o documento atualizado. Até sexta-feira (25/10), a campanha prossegue em todas as unidades de saúde, das 8 às 16h30. É imprescindível a apresentação da caderneta de vacinação das crianças para verificação.

Devem ser imunizadas todas as crianças que ainda não foram vacinadas de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo da campanha é garantir proteção na faixa etária mais vulnerável à doença e, principalmente, garantir a aplicação da dose zero para os bebês com idade entre seis e 11 meses. Desde agosto, o Ministério da Saúde adotou a estratégia para imunização imediata e proteção aos bebês antes da data prevista pelo Calendário Nacional.

Em Mogi das Cruzes, até o momento, foram confirmados 55 casos de sarampo, dos quais 19 são crianças menores de cinco anos. Há, ainda, 170 casos suspeitos aguardando resultados de exames. A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo está prevista para o período de 18 a 30 de novembro, quando serão imunizados adultos jovens (20 a 29 anos) ainda não imunizados. Para os demais grupos e faixas etárias, continua valendo a orientação de procurar uma unidade de saúde em caso de dúvida sobre a vacina.