Trens sem a baldeação em Guaianases: João Doria anunciou nesta terça, 9, o que o CORREIO INDEPENDENTE antecipou no sábado, 6

Vídeo do jornalista Douglas Pires com presidente da CPTM, sábado, 6, antecipou o que Doria anunciou terça, 9, em Mogi: o fim da baldeação

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE * – O governador João Doria anunciou oficialmente, na manhã desta terça-feira (09/04), o fim das baldeações – em todos os horários – nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entre Estudantes, em Mogi e Luz, em São Paulo – em todos os horários. A informação foi dada em primeira mão na tarde de sábado (06/04) pelo CORREIO INDEPENDENTE, com base na gravação que o jornalista Douglas Pires fez com o presidente da CPTM, Pedro Moro, naquela manhã. (veja mais abaixo).

“Acabamos com a baldeação. Trabalhadores, estudantes e usuários que sofreram ao longo de mais de uma década, agora terão uma linha direta expressa, sem a baldeação. Isso era compromisso de campanha e, mais do que tudo, um compromisso do Governo de São Paulo, da Prefeitura de Mogi e daqueles que representam essa região, de fazer aquilo que é necessário fazer. São 19 anos de solicitação”, comemorou Doria.

O deputado federal Marco Bertaiolli, que foi prefeito de Mogi por duas vezes, e desde vereador luta pelo fim dessa baldeação, foi uma das autoridades que acompanharam a solenidade (leia mais abaixo).

 

Estevam Galvão, deputado estadual, Sadao Sakai, presidente da Câmara de Mogi, Marcos Bertaiolli, deputado federal e o governador João Doria, durante evento oficial do fim da baldeação em Guaianases – Foto: Assessoria de Imprensa Marcos Bertaiolli

 

A partir de agora são 313 viagens por dia

De acordo com a CPTM, com a realização das obras de energia, serão 313 viagens entre as estações Estudantes, em Mogi e Luz, em São Paulo, durante todo o horário comercial. Em dias úteis, o intervalo médio dos trens no Expresso Leste-Mogi será de 8 minutos. Cerca de 230 mil passageiros do Alto Tietê serão beneficiados com a ampliação do serviço. Vale destacar que a frota de trens foi renovada em janeiro.

Ainda segundo a companhia, até janeiro deste ano, eram realizadas somente 30 viagens diárias entre as estações Estudantes e Luz (nos dois sentidos), sem a baldeação em Guaianases. Para atender a uma reivindicação dos moradores do Alto Tietê, a nova gestão da CPTM aumentou o número de viagens diretas em dias úteis para 120 em fevereiro.

 

Implantação

Para a implantação do Expresso Leste-Mogi, a CPTM fez obras nas subestações de energia Patriarca e Dom Bosco. Os maquinistas também foram treinados. “A eliminação da baldeação na Estação Guaianases era uma antiga reivindicação da população do Alto Tietê. Demos início a essa operação em fevereiro e é com sensação de dever cumprido que hoje estendemos o serviço para todos os horários, inclusive os de pico, o que é tão importante para os trabalhadores”, ressaltou Alexandre Baldy.

No trecho entre Luz e Guaianases, a CPTM adotará uma estratégia especial nos horários de pico (das 4h às 8h30 e das 15h20 às 20h15) em dias úteis, para manter o intervalo médio em 4 minutos.

Só esse trecho transporta 506 mil passageiros por dia, a maior demanda da Linha 11-Coral. Assim, a circulação será feita com viagens alternadas entre Luz e Guaianases e entre Luz e Estudantes durante o horário de pico.

Entrega de trem

Em Mogi das Cruzes, Doria e Baldy anunciaram também a entrega de mais um trem para a Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí). A composição da série 9500, fabricada pelo Consórcio Hyundai Rotem, é a 61ª do lote de 65 unidades compradas pelo Governo do Estado para trazer mais conforto e eficiência ao transporte ferroviário na Região Metropolitana de São Paulo.

A CPTM está readequando a frota de acordo com a necessidade operacional para padronizar as linhas. Desde 2007, já entraram em operação 167 novos trens em todas as linhas da companhia.

O trem entregue nesta terça-feira (09/04) possui salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõe de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

A Linha 7-Rubi transporta, em média, 470 mil passageiros por dia, sendo 435 mil entre Luz e Francisco Morato e 35 mil entre Francisco Morato e Jundiaí.

 

CORREIO INDEPENDENTE, COM INFORMAÇÕES DO JORNALISTA DOUGLAS PIRES, ANTECIPOU FIM DA BALDEAÇÃO NA TARDE DE SÁBADO, 06/04

*Colaborou Fabíola Rentz

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Bertaiolli: “Mogi e Região ganham
Via Expressa com o fim da baldeação”

Ao lado do governador João Doria, o deputado federal Marco Bertaiolli acompanhou na manhã desta terça-feira (09/04), o anúncio do fim da baldeação em Guaianases. “Agora, temos uma Via Expressa entre Mogi das Cruzes e São Paulo e vice-versa. Acabou aquela tortura de troca de trem”, destacou o deputado, que vem acompanhando desde o início do ano todo os trabalhos, testes e estudos realizados pela CPTM para que o Trem Expresso passasse a circular em todos os dias e em todos os horários na Linha 11 – Coral.

Bertaiolli lembrou que há 19 anos, Mogi das Cruzes e todo o Alto Tietê reivindica a vinda dos Trens Expressos. “Esta é uma briga travada desde que fui eleito vereador, em 1996, e depois como deputado estadual também reivindicávamos as melhorias no sistema de transporte sobre trilhos”, destacou.

Mas foi em 2009, quando assumiu o cargo de prefeito de Mogi das Cruzes, que Bertaiolli deu início à uma ação planejada que possibilitou a implantação da Via Expressa: a construção das passagens subterrâneas na área central. “Esta foi a maior obra de mobilidade urbana da história da nossa cidade, porque contempla que anda de carro, a pé, mas, principalmente, o transporte público. Não fossem os túneis, não teria como os Trens Expressos chegarem a Mogi em todos os horários”, garantiu.

Isso porque, explica o deputado, a circulação das composições ocorrem de oito em oito minutos. “Com a cancela fechando a cada oito minutos, seria impossível circular pelas passagens da Sacadura Cabral e outras como a da avenida Campos Salles, por exemplo”, reforçou o deputado, acrescentando que agora começa uma nova gestão junto à CPTM, que é a reforma e modernização das estações de Jundiapeba, Braz Cubas e Estudantes, além da construção da nova Estação Central, que, conforme o projeto prevê, a construção de um novo prédio na altura do Terminal Central com uma interligação entre os trens e os ônibus.

“Todo o projeto, desde a implantação do terminal até a construção da passagem subterrânea, foi planejado para que os passageiros do transporte coletivo encontrem a qualidade que precisam”, salienta o parlamentar, destacando ainda que após esse passo, o próximo será o trem até Cezar de Souza em horários de pico e alternados. “Aí sim, teremos o nosso sistema absolutamente completo”.

Pedro Moro, presidente da CPTM, ao lado do deputado federal Marco Bertaiolli, durante entrevista com a imprensa – Foto Assessoria de Imprensa / Marco Bertaiolli