Esterilização é ampliada em Mogi com a utilização de caminhões

Além da equipe com dez funcionários, caminhões passam a ser utilizados nessa força-tarefa em Mogi

 

DE MOGI DAS CRUZES – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos ampliou, a partir desta quinta-feira (26/03), os trabalhos de esterilização de locais com grande circulação de pessoas, como ação direta de combate à disseminação do novo Coronavírus. Além da equipe composta por 10 funcionários, que percorre diariamente cerca de 30 pontos, caminhões começaram a ser utilizados nessa força-tarefa, o que otimiza e agiliza os trabalhos.

A ideia é que sejam empregados dois ou mais caminhões por dia, percorrendo o maior número possível de locais. O roteiro a ser percorrido ao longo dos próximos dias incluiu quase 40 pontos, dos distritos de Jundiapeba, Braz Cubas, Cezar de Souza, área central e também os bairros do Botujuru, Mogilar, Socorro e Rodeio. Todos estão sendo esterilizados com a solução de água comum misturada à água sanitária, conforme proporção indicada pela Secretaria Municipal de Saúde, que é eficaz no combate ao vírus.

Em Jundiapeba, os locais esterilizados são a estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Avenida Lourenço de Souza Franco, a Alameda Santo Ângelo, o Largo da Feira, a Praça da Liberdade, a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), além da Unidade Básica de Saúde (UBS). Vale lembrar que, em locais fechados, os trabalhos são feitos apenas nas fachadas.

Já no distrito de Braz Cubas, a pulverização está sendo feita em três Unidades Básicas de Saúde – Santa Tereza, Braz Cubas e Jardim Universo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó e também em trechos da Avenida Saraiva e da Rua Shiguetoshi Suzuki, na estação de trem da CPTM, na Praça Francisco Urbano, na Rua Dr. Deodato Wertheimer, Rua Thuller, Avenida Japão e em um mercado da região.

No Centro e Mogilar, o trabalho tem como foco as fachadas de hospitais particulares, estações de trem  (CPTM Mogi-Centro e Estudantes), Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, Catedral de Sant´Anna, Santa Casa de Misericórdia, prédio-sede da Prefeitura, Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, supermercados atacadistas e varejistas, sede da Secretaria de Saúde, Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, Pró-Hiper, Mercado do Produtor, Pró-Criança, Avenida Francisco Rodrigues Filho e Praça Assumpção Ramirez Eroles.

No eixo Centro-Cezar de Souza, a esterilização acontece na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães (nos dois sentidos da via), no Largo do Socorro, na Avenida João XXIII, no complexo de armazéns onde funciona o Polo Digital, nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim das Bandeiras e Vila Suíssa, Avenida Ricieri José Marcatto, no CDHU do Jardim Bela Vista e em um supermercado do distrito.

No Botujuru, os locais atendidos são a UBS do bairro e a Avenida Felipe Sawaya, enquanto que no Rodeio e Jardim Maricá, a pulverização é focada na UPA e no centro comercial do bairro.

“É um importante reforço nesse trabalho, que é fundamental para o momento que estamos vivendo. Vamos atuar simultaneamente com as equipes que já vinham desde a semana passada e com essa nova equipe apoiada por caminhões. Assim teremos mais efetividade nessa tarefa, para prevenir a proliferação do vírus”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

A Secretaria de Serviços Urbanos segue com suas atividades de rotina, garantindo a manutenção e limpeza da cidade, mesmo durante a quarentena.