Sistema de Aprovação Digital atrai atenção de profissionais de outras cidades

 

DE MOGI DAS CRUZES – Pouco mais de dois meses após entrar em operação, o Sistema Digital de Aprovação vem atraindo a atenção de profissionais de outras cidades. Nesta quarta-feira (06/11), funcionários da Prefeitura de Bertioga, na Baixada Santista, estiveram na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Mogi das Cruzes para conhecer o funcionamento do sistema. Já na terça-feira (05/11), foi a vez do secretário Claudio de Faria Rodrigues receber uma equipe de servidores da cidade de Itapira,, no interior paulista.. Em comum, todos destacaram o aumento na agilidade da tramitação e aprovação dos processos como um fator positivo do novo sistema.

“Recebemos os colegas de Bertioga e de Itapira na Secretaria de Planejamento e comentamos as vantagens do sistema digital em comparação com a tramitação tradicional de processos. Tudo o que nós havíamos previsto realmente está ocorrendo, como, por exemplo, mais rapidez na tramitação, além de economia de papel e de tempo por parte dos servidores. Explicamos a eles como foi o processo de implantação e tiramos todas as dúvidas”, disse Claudio, que esteve acompanhado nas reuniões pela secretária-adjunta Nídia Cristóforo, pelo diretor José Dias e pelo chefe de divisão Ernando Martos.

Com a novidade, desde o dia 2 de setembro todos os processos tramitam pelo sistema digital, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura e tem navegação muito fácil. O profissional dá entrada no processo e o material passa a ser analisado pelos técnicos. Todos os documentos e complementos solicitados são inseridos igualmente de forma digital. O arquiteto ou engenheiro podem fazer isso em casa, na hora que quiserem, mesmo estando em outra cidade ou estado do Brasil.

Os números comprovam a afirmação. Uma reforma de imóvel, que normalmente levava 45 dias para ser aprovada, agora sai em 8 dias. Já um projeto de construção de imóvel baixou de 60 para 11 dias. Um alvará de cemitério agora pode ser obtido em 3 dias – antes eram necessários 15. E o registro de profissionais na Secretaria de Planejamento, que era feito em uma semana, agora é finalizado em algumas horas.

 

Principais serviços com tramitação digital

Entre os principais serviços que agora possuem tramitação digital estão Alvará de Reforma, Consulta ao Alvará de Construção – Obras Particulares, Certidão de Desdobro e Desmembramento de Lotes, Laudo de Vistoria Final de Loteamento, Laudo de Vistoria Final de Desmembramento (mais de 10 lotes), Aprovação de Projetos (Residências Unifamiliares), Aprovação de Projetos (Comércio), Aprovação de Desdobros, Remembramentos e e Desmembramentos (até 10 lotes), Aprovação de Projetos (Indústria), Aprovação Final de Loteamernto, Alvará de Demolição, Certificado de Conclusão de Obra, Certidão de Demolição, Certidão de Projeto Aprovado e Aprovação de Projetos (Condomínios).

Além disso, segundo o secretário Claudio Rodrigues, com o aprimoramento do sistema os técnicos terão mais tempo para atendimentos e ações complexas. Outra vantagem é que, com o Sistema de Aprovação Digital, também estão sendo unificados os trâmites e análises das demais secretarias municipais, como Transportes, Verde e Meio Ambiente, Finanças, entre outras.

Com o tempo, essa mudança de paradigma também deve contribuir para atrair novos investimentos, pois, à medida que o processo se tornar mais prático e veloz, haverá um natural aumento da eficiência da Secretaria e uma melhor resposta aos serviços prestados aos cidadãos e aos empreendedores.

 

Secretário Claudio de Faria Rodrigues e sua equipe técnica conversam com funcionários da Prefeitura de Itapira. Na foto do destaque, no alto, os funcionários de Bertioga também vieram a Mogi. Foto: Divulgação/SMPU