Combustíveis: Itaquaquecetuba simula acidente em área de dutos

Simulação de vazamento de combustível contou com a participação de vários órgãos na manhã desta terça, 27

 

A Secretaria de Segurança Urbana, por meio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal e equipes das Secretarias de Transportes e de Saúde de Itaquaquecetuba participaram na manhã desta terça-feira (27/11) de um simulado de atendimento a emergência com envolvimento da comunidade, promovido pela Transpetro em local de faixa de dutos de combustíveis, situado no bairro Jardim Maragogipe.

A ação aconteceu no cruzamento da Rua Riacho Grande com a Rua Anápolis, onde foi simulado um vazamento de combustível causado por ação de terceiros sem autorização para treinamento dos órgãos envolvidos para atuação em emergência e dos moradores da localidade que também participaram.

Os objetivos da atividade eram de preparar e avaliar a comunidade próxima à faixa de dutos; promover a integração com os órgãos públicos em situações de emergência; capacitar e exercitar os recursos humanos dos terminais; verificar todo o processo de comunicação das partes interessadas; e exercitar a metodologia ICS – Sistema de Comando de Incidentes.

O prefeito da cidade Mamoru Nakashima (foto abaixo) acompanhou toda a atividade e ressaltou ser importante realizar treinamentos como este, como forma de prevenção e para informar a comunidade.

Durante o simulado, coube aos agentes da Defesa Civil coordenar o deslocamento dos moradores da área de risco para o ponto de encontro, em caso de emergências. A GCM teve o deve de proteger as equipes que atuaram na emergência, os moradores e suas residências durante o abandono da área. O Departamento de Trânsito da pasta de Transportes atuou no controle do trânsito para proteger as equipes e moradores e a Secretaria de Saúde trabalhou no atendimento ao acidentado, disponibilizando viatura de resgate (Samu).

Participaram também do simulado a Polícia Militar, Bombeiros, Cetesb e Cruz Vermelha.