O seu próprio número de celular ligando para você: não atenda, é golpe

Alerta vem do Procon-SP: consumidores devem ficar atentos, pois ao atender, todos os dados, o celular e aplicativos podem ser clonados

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – Os estelionatários – e bandidos de toda ordem – não param de criar armadilhas para cometer crimes contra as pessoas honestas. E o celular – e também os seus aplicativos (WhatsApp, entre outros) são um meio simples e fácil para eles conseguirem roubar dados e até clonar telefones.

De acordo com o Procon-SP (@proconsp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, de que hackers estão fazendo ligações do próprio número do celular do cidadão para clonar o seu telefone e, em apenas dez segundos, eles conseguem clonar e roubar dados, contas, senhas e contatos do aparelho em questão.

“Caso o consumidor constate pelo visor de seu aparelho que está recebendo uma ligação de um número igual ao seu, não atenda: imediatamente informe a sua operadora sobre o ocorrido e avise outras pessoas e amigos para que não caiam no golpe”, orienta Fernando Capez, diretor executivo do Procon paulista. (Assista alerta de Capez em vídeo mais abaixo)

Na realidade, para os golpistas não há limites quando o objetivo é furtar ou roubar algo de valor de alguém. Por isso, todo cuidado é pouco.