Semana começa com temporais, ventania e pode haver inundações

Previsão é para Capital e Grande SP, incluindo Mogi, Suzano e demais cidades. Frio vem na sequência

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – O mogiano e morador das demais cidades do Alto Tietê precisam se preparar. É que a semana começa com a formação de uma frente fria na costa do Estado de São Paulo neste domingo (18/11) e a previsão é para temporais e grandes volumes de chuva que avançam pela segunda-feira (19/11).

Várias regiões paulistas já registram chuvas e forte ventania. Por volta das 14h deste domingo (no horário brasileiro de verão), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, registrou rajadas de 43 km/h.. Em Congonhas, aeroporto doméstico paulistano, na Zona Sul registrou, em torno das 13h, rajada maior, que atingiu 55 km/h.

De acordo com a Climatempo, site de meteorologia, os riscos para temporais seguem ao longo da noite deste domingo e se estende durante toda a segunda-feira (18/11). Há previsão para grandes volumes acumulados que podem provocar diversos alagamentos. A chuva também virá acompanhada por raios, dessa forma evite se abrigar debaixo de árvores.

Na imagem do radar meteorológico, é possível ver o espalhamento de muitas nuvens carregadas nos tons em amarelo e principalmente em vermelho, que indicam a intensidade da chuva, quanto mais puxado para o vermelho escuro, maior a intensidade da chuva. Nesta mesma imagem, há uma linha de instabilidade avançam do Vale do Ribeira para a região de Sorocaba.

Muita chuva e riscos de deslizamentos

Ainda de acordo com a previsão meteorológica, a chuva permanece neste início de semana, principalmente no leste paulista, litoral e Região Metropolitana – aí incluindo as de cidades do Alto Tietê – Mogi das Cruzes, Suzano e outras. Isso faz com que o solo fique muito úmido, o que favorece os deslizamentos de terra. Dessa forma, muito atenção nas áreas de encostas.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um boletim de aviso de risco meteorológico (confira abaixo) prevendo deslizamento de terra, principalmente na segunda-feira (19/11).

 

Frio intenso chega na segunda-feira, 19

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que uma massa de ar polar chega ao território paulista após a passagem de uma frente fria, trazendo baixas temperaturas e sensação térmica negativa em alguns municípios do Estado. A queda das temperaturas está prevista para a noite do sábado e a madrugada do domingo (20/11), principalmente no sul, centro e oeste do Estado.

O ápice do frio ocorre na madrugada de segunda-feira (21/11), com maior intensidade na Serra da Mantiqueira, onde há previsão de geada e temperaturas próximas do 0°C. Na terça-feira (20/11), a temperatura mínima é ligeiramente maior, mas a população mais suscetível ainda merece atenção. Apenas na quarta-feira (21/11) o frio cede mais e o dia começa com temperaturas mais amenas.

De acordo com a Climatempo, a segunda-feira (19/11) em Mogi das Cruzes terá mínima de 14° e a máxima não passa dos 21°, com chuva durante o dia e a noite, com 30 milímetros de precipitação.

Na terça-feira (20/11), o clima ficará nublado o dia todo, com chuva de manhã e à  noite. À tarde pode garoar. A mínima sobe um pouco, chega a 13°, mas a máxima cai e não passa dos 19°. O nível de precipitação cai para 8 milímetros.

Já para a quarta-feira (21/11), a mínima em Mogi será de 15°, com máxima de 21°. Para esse dia está previsto sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A expectativa é de 14 milímetros de precipitação.