Sábado, 20, espetáculo no Sesi Mogi discute realidade das pessoas à margem da sociedade

 

DE MOGI DAS CRUZES – O Sesi Mogi das Cruzes recebe neste sábado (20/04), com sessões às 15h e 19h, o espetáculo Refugo Urbano, da Trupe DuNaVô. Com uma linguagem bem-humorada e poética, em uma narrativa sobre o cotidiano  simples, o espetáculo discute as realidades das pessoas colocadas à margem da sociedade e reflete sobre as coisas que descartamos. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi, em www.sesisp.org.br/meu-sesi ou retirados na portaria.

Na história, dois desconhecidos, representados por palhaços, se apaixonam: uma é catadora de recicláveis, o outro, um lixeiro. Juntos, descobrem o que há de mágico na trágica dureza das ruas e do caos da cidade grande. Eles criam seu próprio universo, construído de tudo o que é abandonado pelos outros, para viver uma história de amor em que as características do lixeiro metódico, racional e organizado se misturam à criatividade e a intensidade de uma catadora que guarda consigo um mundo escondido entre sacos plásticos e papelões.

Em Refugo Urbano, a reciclagem e o lixo são aspectos marcantes na montagem – que propõe rever os materiais que descartamos e como eles podem produzir um novo mundo. O espetáculo dialoga com todos que já tenham se inquietado com a realidade urbana, e também com aqueles que se habituaram a não ver os vendedores, panfleteiros, garis, porteiros, pedintes e outros invisíveis da nossa sociedade.

A peça foi ganhadora do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo FEMSA Coca-Cola), na categoria Sustentabilidade, pelo uso criativo de sucatas e material reciclado, retratando com sensibilidade o universo dos moradores de rua nas grandes cidades.

Ficha técnica

Elenco: Gabi Zanola e Renato Ribeiro | Direção: Suzana Aragão | Assistente de direção: Gis Pereira | Dramaturgia: Nereu Afonso | Direção musical: André Grynwask | Preparação corporal: Ronaldo Aguiar | Preparação de bonecos: Rani Guerra | Cenário e adereços: Bira Nogueira | Bonecos de sombra: Cia. Mevitevendo | Operação de luz: Rafael Araujo | Operação de som: Vinicius Ramos | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini

Sesi Viagem Teatral

 O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 17 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2018, por exemplo, mais de 62 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados.

Serviço

Sesi Mogi das Cruzes Rua Valmet, 171 Brás Cubas

Datas e horários:  20 de abril, sábado, às 15h e às 19h

Capacidade: 165 lugares

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: Livre

Modalidade: Infantojuvenil

Gênero: Circense/palhaço

Informações: 4723-6900

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.