Resgatado corpo da 45ª e última vítima dos temporais na Baixada Santista

Corpo do último desaparecido foi encontrado pelos Bombeiros, após as fortes chuvas que atingiram a região neste mês

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE * – Os morros de Santos, São Vicente e Guarujá – três das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista – sempre foram problemas para os municípios, e principalmente para os seus moradores. Mas nunca havia ocorrido uma tragédia como a deste verão de 2020, quando temporais na madrugada do último dia 3 de março tiraram a vida de dezenas de pessoas.

Ao todo morreram 45 pessoas, sendo 34 no Guarujá, oito em Santos e três em São Vicente.

Por volta das 19h50 desta terça-feira (17/03), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros concluíram os trabalhos de buscas e salvamento das vítimas, com o encontro do corpo da 45ª e última vítima dessa tragédia. As equipes que atuavam na região do Morro do João Guarda, no Guarujá,

Os trabalhos de resgate, salvamentos e identificação das vítimas tiveram início logo após o incidente, por meio de uma ação integrada entre diferentes órgãos do Governo, entre eles, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, com o Comando de Aviação da PM, o Canil, Policiamento Ambiental, CPI-6, Polícia Civil e Técnico Científica. Mais de 2 mil profissionais de diversos órgãos foram empenhados nessa operação.

As ações foram concentradas nos morros do João Guarda e nos morros do Engenho e do Macaco, em Guarujá; no Parque Prainha e na Vila Valença, em São Vicente; e nos morros da Fontana, Penha e do Tetéu, em Santos.

Polícia judiciária

Paralelamente ao trabalho de resgate, a Polícia Civil realizou as ações de polícia judiciária, com a requisição dos exames necessários e a emissão de documentos. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica, por meio do Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), realizou os trabalhos de perícia e identificação das vítimas em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

*Com informações do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil do Estado