Receita localiza 272 kg de cocaína em carga para a França no Porto de Santos

 

DE SANTOS – A Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Santos, principal cidade da Baixada Santista, em operação conjunta com a Polícia Federal, localizou, nesta sexta-feira, (16/08), 272 kg de cocaína em um contêiner de exportação.

Movimentações atípicas de pessoas e veículos, detectadas por câmeras de monitoramento interligadas à Central de Operações e Vigilância (COV) da Alfândega de Santos, alertaram servidores da Divisão de Repressão (Direp) da Unidade que compareceram ao local e passaram a verificar os lacres dos contêineres situados no piso do terminal com o intuito de averiguar sinais de “contaminação”.

Foi quando se identificou um contêiner contendo bagagem desacompanhada destinada ao porto de Le Havre, na França, com um lacre clonado (padrão distinto daquele adotado pelo armador).

Aberto o contêiner, este revelou conter, em meio aos bens do viajante, diversas mochilas cheias de tabletes de cocaína, totalizando 272,8 kg da droga. Em função das características observadas na ocorrência, concluiu-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada “rip-on”, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Delegacia de Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações.

Fotos: Receita Federal/Santos/Divulgação