Quadras de street ball são entregues no Parque Centenário

 

DE MOGI DAS CRUZES – Foram entregues na manhã deste sábado (01/06) – pelo prefeito Marcus Melo – duas quadras de street ball do Parque Centenário da Imigração Japonesa. Atletas do Mogi Basquete e alunos do Colégio Mello Dante inauguraram os equipamentos com jogadas e arremessos. Durante o evento, também foi realizada a abertura oficial do Junho Verde, com a instalação do primeiro totem do Projeto Passeio Limpo.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, explicou que as novas quadras, também conhecidas como basquete 3X3, possuem medidas oficiais, podendo abrigar torneios internacionais, já que a modalidade passou ser olímpica. “Nossa cidade tem uma ligação muito importante com o esporte, especialmente com o basquete, e os novos equipamentos devem incentivar cada vez mais sua prática”, explicou.

As novas quadras de street ball são as primeiras com medidas oficiais em Mogi das Cruzes e possuem tabelas de vidro, com aros retráteis, trabalhos realizados pelas Secretarias Municipais de Obras, Esporte e Lazer e Serviços Urbanos. O investimento na construção foi de cerca de R$ 70 mil. “O Nilo tem um projeto muito grande para incentivar a prática de esportes em nossa cidade e o desafio agora é levar iniciativas como essa para outras regiões da nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcus Melo.

O basquete 3×3 passou, recentemente a ser esporte olímpico, e será disputado pela primeira vez durante a Olimpíada de Tóquio, que acontecerá no ano que vem. Por ter medidas oficiais, as quadras do Parque Centenário também poderão ser utilizadas para a realização de competições oficiais. Mogi possui outros dois núcleos onde é possível jogar o basquete 3×3, que ficam no Parque da Cidade e na Praça do Basquete de Rua, na Vila Industrial.

Inserido na Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, o Parque Centenário foi cenário também de outra iniciativa importante: a implantação do primeiro totem do Projeto Passeio Limpo, que incentiva e facilita o recolhimento e descarte correto de dejetos de cães que passeiam no local. “Junho é o mês em que Mogi das Cruzes celebra a beleza da nossa cidade, que tem 65% de área protegida, e essas ações contribuem para melhorar ainda mais a nossa interação com a natureza”, comentou o secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.

As iniciativas foram ressaltadas pelo vice-prefeito Juliano Abe, que falou sobre os benefícios que a prática de esportes podem proporcionar aos cidadãos. “O que nós queremos é deixar semeado um futuro melhor para os nossos jovens”, afirmou. O vereador Marcos Furlan, presidente da Comissão Permanente de Esportes da Câmara Municipal, falou em nome do Legislativo. “Parabéns por estarem sempre inovando e acreditando nos benefícios do esporte”, disse.

O Parque Centenário da Imigração Japonesa funciona diariamente das 7 às 18 horas e fica na Avenida Francisco Rodrigues Filho – próximo à divisa do Distrito de Cezar de Souza com o bairro Nova Mogilar.

 

Fotos: Ney Sarmento / PMMC