Suzano: PS infantil será entregue dia 12 e terá reforço pediátrico

Reforma foi entregue sexta, 8, mas PS Infantil de Suzano reabre terça, 12, com reforço no atendimento

 

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, entregou na tarde desta sexta-feira (08/12), a reforma do Pronto-Socorro (PS) Infantil da cidade. A unidade foi totalmente reestruturada com três consultórios pediátricos que irão atender 24 horas por dia, além de ter todo o acabamento e mobiliário reformado.

A cerimônia oficial contou com a presença dos deputados Marcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual), da dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais e presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, do vice-prefeito Walmir Pinto, secretários municipais, vereadores, colaboradores, além de um grande público que prestigiou o evento.

O novo PS Infantil retomará as atividades a partir de terça-feira (12/12), com uma reformulação na estrutura de trabalho, que garantirá um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar a transição técnica dos equipamentos e dos pacientes para PS Infantil, que se faz necessária para que nenhuma criança e família seja desassistida com as mudanças.

Dentre as principais adequações estão a melhora no ambiente de atendimento e estruturação de recebimento da alta demanda. Todas as alas foram entregues climatizadas, sendo que as equipes de enfermagem utilizarão agora um novo método de identificação dos pacientes, tornando o diagnóstico e o tratamento mais ordenados.

De acordo com o prefeito, a entrega do equipamento só foi possível graças ao empenho das equipes de manutenção da Prefeitura de Suzano, além do apoio incondicional de voluntários que cederam materiais de reforma. “É indescritível o comprometimento das equipes envolvidas nessa reforma e na doação de materiais para a entrega de um novo PS. São mais consultórios que receberão pediatras e uma grande estrutura de profissionais que atenderão nossas crianças de maneira humanizada e acolhedora. Agradeço aos nossos voluntários que nos proporcionaram mais essa conquista e vamos fazer muito mais pela saúde de Suzano ao longo dos meses”, garantiu Ashiuchi.

De acordo com o titular da pasta de Saúde, Luis Claudio Rocha Guillaumon, o índice de resolutividade do PS Infantil é de 99%. “Em outras palavras, somente 1% dos casos atendidos na unidade são encaminhados para outros hospitais de alta complexidade. Praticamente todas as crianças que chegam ao Pronto-Socorro Infantil têm seus procedimentos clínicos de média e alta complexidade executados no local. Todo esse planejamento só será realizado por meio de uma gestão técnica que visa uma operacionalidade eficiente e ordenada”, reiterou o secretário.

O deputado estadual André do Prado lembrou que o PS Infantil é mais um equipamento público de saúde com a finalidade de prestar um atendimento rápido e adequado. “Temos o compromisso de ajudar Suzano. Com o nosso trabalho, conseguimos a retomada dos convênios por meio dos programas Pró-Santas Casas e Santas Casas Sustentáveis, destinando mais de R$ 600 mil mensais para serem investidos na melhoria do atendimento à população”, ressaltou.

O deputado federal Marcio Alvino frisou a importância de uma gestão eficiente: “O comprometimento do prefeito Rodrigo Ashiuchi é notório. Exemplo disso é a inauguração desta reforma e seu empenho para dar início já na próxima semana nas obras do tão sonhado Hospital Regional da cidade”.

Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Unidade reformada foi reinaugurada na sexta, 8, mas atendimento com reforço pediátrico será na terça, de 12 de dezembro