Projeto Atletismo une Esporte e Educação em escolas de Suzano

Estudantes das Escolas Municipais (EMs) Professora Célia Pereira de Lima, do Jardim Cacique, e Caic, do Jardim Monte Cristo, contam atualmente com o Projeto Atletismo. A iniciativa atende cerca de 80 crianças e ex-alunos dessas duas unidades e forma a equipe Garra Suzano.

Os participantes treinam uma vez por semana, tanto nas escolas, como no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no Jardim Colorado. São aulas de corrida, velocidade e resistência, saltos em distância, triplo e em altura, lançamento de disco e arremesso de peso.

O Projeto Atletismo foi idealizado pelos professores de educação física da rede municipal Leandro Carvalho e Leandro Alves. O primeiro é responsável pelas duas unidades e o segundo pela do Jardim Cacique. De acordo com os organizadores, mais de 800 crianças já participaram das atividades. Anualmente, o projeto é responsável por levar os estudantes de até 15 anos para competições, inclusive da Federação Paulista de Atletismo (FPA).

Até agora já foram diversas conquistas. Neste mês, o destaque foi o resultado na Corrida Infantil do Parque da Aclimação 2018, na região central de São Paulo. Ao todo, 30 alunos das duas escolas conquistaram troféus, 22 da escola Célia e oito do Caic. A participação rendeu oito troféus individuais e um por equipe.

As crianças participaram em quatro categorias: 7 a 9 anos masculino e feminino (600 metros) e 10 a 12 anos masculino e feminino (900 metros). O evento premiou os cinco primeiros colocados de cada categoria. Quatro alunos de Suzano conquistaram o primeiro lugar no pódio, dois ficaram na segunda colocação e outros dois em quarto. Cada categoria contou com mais de 50 atletas. A equipe suzanense também levou para casa um troféu por ter registrado o maior número de participantes.

Segundo Carvalho, uma ex-aluna do projeto já é destaque em competições estaduais e nacionais. É Thayna dos Santos Araújo, de 15 anos. No sábado passado (08/09) a jovem atleta conquistou o terceiro lugar no Campeonato Estadual Caixa de Atletismo, em arremesso de peso, categoria sub 18. “Ela começou com a gente quando tinha 8 anos. Agora, com 15, compete por clube e já está representando muito bem a nossa cidade, inclusive em competições nacionais”, destaca ele, que, devido a essa iniciativa, foi um dos condutores da Tocha Olímpica em Suzano para a Olimpíada de 2016.

O Projeto Atletismo nasceu com o objetivo de estimular os estudos e melhorar cada vez mais o desempenho escolar por meio do esporte. Tanto é que uma das exigências para que os interessados participem é ter e manter, pelo menos, nota 7 de média no boletim escolar. O projeto também atende estudantes de outras unidades. Basta que tenham até 15 anos e assumam a responsabilidade de cumprir a mesma regra.

Fotos: Divulgação/Secop Suzano