Festa em homenagem a Santana começa nesta quarta-feira, 17

Dia da padroeira – na sexta-feira da próxima semana, 26 de julho, é feriado municipal em Mogi das Cruzes

 

DE MOGI DAS CRUZES – O altar em homenagem à Santana, padroeira de Mogi das Cruzes, chegou no prédio sete da Prefeitura nesta terça (16/07) – em solenidade que antecede a abertura da festa em homenagem à avó de Jesus Cristo, que começa nesta quarta-feira (17/07) e vai até a sexta-feira da próxima semana (26/07) – dia em que é feriado municipal na cidade.

O evento contou com a presença do prefeito Marcus Melo, da presidente do Fundo Social, Karin Melo, dos festeiros, capitães de mastro, funcionários municipais e fiéis. Também participaram da cerimônia, os vereadores Mauro de Assis Margarido e Rodrigo Romão.

Uma das mais tradicionais comemorações da cidade, a Festa de Santana terá atividades religiosas e quermesse. A abertura da festa acontece na quarta-feira (17/07), às 18h30, com o hasteamento do mastro na Praça Coronel Benedito de Almeida (em frente a Catedral). Às 19h, o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, celebra missa.

No altar instalado na Prefeitura, o pároco da Catedral de Santana, padre Claudio Delfino, fez a benção do altar e destacou características de Mogi das Cruzes. “Congrega vários elementos. De cidade grande, ligada a São Paulo, e de cidade tranquila, de interior, que mantém viva suas tradições”, pontuou.

“Mogi das Cruzes é uma cidade que cresceu ao lado de sua catedral e, com o tempo, manteve suas tradições. Hoje, estamos aqui para lembrar a nossa padroeira, a avó de Jesus. Nossas festas religiosas têm como característica manter a família e as tradições da cidade”, destacou o prefeito Marcus Melo.

 

Festeiros, capitães de mastro e a agenda

Os festeiros da edição deste ano serão Walter Zago Ujvari e Mariany Vicco de Oliveira Ujvari, enquanto os capitães de mastro serão Wilson Godoy Toledo e Silvania Aparecida Ruiz.

Entre os dias 18 a 25, a programação religiosa acontece com missas, às 19h. Cada dia, a celebração será feita por um sacerdote convidado da Diocese. Já a quermesse acontece entre 17 a 26 de julho, das 18h30 às 22h30, na praça Coronel Benedicto de Almeida.

No dia 26 de julho, o Dia de Santana e feriado municipal, acontecerá o encerramento da festividade, com a tradicional procissão que percorre ruas da área central a partir das 16 horas e depois retorna à Catedral de Santana, para a última missa das comemorações.

 

Marcus Melo destacou a característica de Mogi das Cruzes de ter crescido em torno à Catedral de Santana e de manter suas tradições durante as festas religiosas – Foto: Junior Lago/PMMC