Prefeitura promove cadastro de 200 moradias no Sítio São João

A Prefeitura está realizando o cadastro de 200 lotes localizados na Rua Marítima, no bairro Sítio São João. Esta semana, houve a “selagem”, processo pelo qual a equipe da Secretaria de Obras e Habitação faz a numeração dessas moradias. Já o cadastro dos moradores acontece na segunda (27) e terça-feira (28), na sede da Associação de Moradores.

Esse cadastro permitirá o processo de congelamento da área, que é o primeiro passo para a possibilidade da regularização fundiária. Com esse objetivo, a Secretaria de Habitação realizará diversas ações na localidade, como estudos avançados da área, laudo ambiental, topografia e identificação dos imóveis.

“A selagem e o cadastramento são muito importantes. Já fizemos a espacialização do local, por meio de foto aérea, com drone. Agora vamos concluir o cadastro, que servirá para o congelamento da área. Este cadastro permite conhecermos quantas casas há no local, quais são moradias de aluguel, permanentes ou de veraneio, ainda, se essas casas são de madeira ou alvenaria, além do perfil socioeconômico das pessoas”, explicou o diretor de Habitação, André Santana.

Moradores

Para Diana de Jesus Baldez Foicinha, que mora na área há dez anos, o cadastro trará segurança para as famílias e a possibilidade de, num futuro próximo, a comunidade ter acesso oficialmente a esgoto e agua adequada.

Ela acredita que o congelamento da área trará dignidade aos moradores. “Graças a Deus não teve mais invasão, ninguém mais entrou nem construiu nada. Para nos é muito importante. Depois poderemos ter benefícios. Sem o cadastro, somos como fantasmas”.

Pedro João de Souza também acredita que o congelamento trará benefícios a todos. “A fauna e a flora também agradecem, já que a área é de preservação ambiental”, diz.

Esse cadastro feito pela Prefeitura de Bertioga permitirá o processo de congelamento da área, que é o primeiro passo para a possibilidade da regularização fundiária