PM descobre furto em dutos de combustível em Santa Isabel

Homem foi preso pela PM em Guarulhos, responsável pelo furto em dutos da Petrobras, no Alto Tietê

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – Um esquema de furto de combustíveis foi descoberto na madrugada deste domingo (09/06) pela Polícia Militar, em um duto da Petrobras, na cidade de Santa Isabel – um dos dez municípios do Alto Tietê – região que ocupa a porçao leste da  Grande São Paulo . Um homem, de 40 anos, foi preso durante o flagrante, que aconteceu na cidade de Guarulhos, também na região metropolitana paulista

Uma equipe do 31º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para checar uma denúncia de furto dos dutos de uma empresa de exploração petrolífera.

Segundo o representante da instituição, foi descoberta uma ligação clandestina com mangueira de incêndio na faixa de dutos. Suspeita-se que, desde que identificada a baixa pressão dos canais, cerca de 178 mil litros tenham sido retirados.

Os militares iniciaram monitoramento na Avenida Carmela Tomeu, no bairro Bonsucesso, e logo identificaram, pelo emplacamento, o caminhão indicado na queixa. O veículo apresentava forte cheiro de combustível e foi abordado.

Durante vistoria, foram encontrados cerca de 14 mil litros, avaliados em R$ 42 mil, acondicionados de forma inadequada e sem nota fiscal. O motorista imediatamente admitiu que a substância havia sido roubada de um duto na cidade de Santa Isabel.

Os policiais apreenderam ainda um caderno com anotações, recibos de abastecimento e a documentação do caminhão. Amostras do combustível foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia.

O homem realizava o furto utilizando a técnica de trepanação – furando o duto com o produto e transferindo para um caminhão tanque. Ele foi conduzido ao 7º Distrito Policial de Guarulhos e indiciado por furto qualificado e associação criminosa.