Ônibus atola em buraco na Rua Barão da Jaceguai e trânsito trava completamente no Centro de Mogi nesta quinta, 21

Roda de ônibus travou em buraco de obra do Semae não recapeada e parou todo o trânsito na área central de Mogi nesta quinta, dia 21

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE * – O trãnsito em parte da área central de Mogi das Cruzes travou totalmente na manhã desta quinta-feira (21/11), num dos horários de maior movimento. Tudo porque a roda de um ônibus do sistema de transporte coletivo municipal caiu em um buraco, uma vale de uma obra feita pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), mas que ainda não havia sido asfaltada novamente.

De acordo com comerciantes da região, a cada veículo que passava o buraco, ainda sem asfalto, ia aumentando até que quando o coletivo., prefixo 111019, da linha E-114 (Jundiapeba via Avenida das Orquídeas), passou a roda ficou na depressão. A “vala” onde ocorreu o problema foi aberta na Rua Barão de Jaceguai, no lado direito da pista – o esquerdo é estacionamento regulamentado.

Os reflexos do problema foram sentidos não só na Barão de Jaceguai mas como também na Braz Cubas, transversais, Rua Ipiranga e até no cruzamento com a Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.

“Vim de Uber para a cidade, foi a minha sorte, pois teria que estacionar o carro no Atrium, na Barão, e nunca conseguiria chegar até lá”, reclama o diretor de uma imobiliária, Dennis Reis. “Mesmo vindo de carro de aplicativo, ainda foi um parto para chegar ao Centro, pois precisei descer antes, na Rua Braz Cubas. Estava tudo travado, ruas transversais, esquinas, uma bagunça só”, acrescentou.

Por volta das 10h30, uma retroescavadeira engatou um cabo de aço e conseguiu retirar o ônibus. Em seguida, a própria máquina, por meio de sua pá, iniciou o trabalho de compactação do solo na vala aberta (veja vídeo abaixo).

Agentes de trânsito impediam que todo o fluxo de veículos que vinha pela Rua Braz Cubas em direção ao Centro, Shangai, Mogilar e outros bairros e direcionavam todos para que contornassem à esquerda na Rua Dr. Deodato Wertheimer, no quarteirão em frente a Praça Oswaldo Cruz (a praça do relógio), e de lá atravessassem a Rua Dr. Ricardo Vilela em direção à Navajas, como forma de um caminho alternativo.

A Prefeitura de Mogi informou que a obra foi feita pela madrugada e coberta com brita, mas que não sabe quem encheu a vala com água, o que ajudou à terra a afundar. (leia mais abaixo).

A vala foi asfaltada por volta das 12h30.

 

A resposta da prefeitura

Na manhã desta quinta-feira (21/11), por volta das 9h40, um ônibus da linha E-114 (Jundiapeba via Avenida das Orquídeas) ficou preso após um afundamento em uma ligação de esgoto, feita pelo Semae, durante a madrugada. O incidente aconteceu na Rua Barão de Jaceguai, próximo do cruzamento com a Rodrigues Alves. A vala estava devidamente coberta com a base de brita (pedra), aguardando os trabalhos de pavimentação. De acordo com a autarquia, foi despejado (por alguém não identificado) um grande volume de água na vala, que ficou encharcada e comprometeu a sustentação.
Agentes municipais de trânsito foram deslocados ao local de forma imediata para orientar os motoristas e controlar o trânsito. Os veículos circularam por uma faixa ao lado do ônibus. No entanto, a ocorrência causou lentidão tanto na Barão de Jaceguai quanto em outras ruas da região central. O veículo foi retirado por volta das 10h25 e as equipes do Semae iniciaram os trabalhos de recomposição da vala, com troca de solo e nova base, além da pavimentação.
A lentidão no trânsito foi agravada porque, no mesmo horário, outro ônibus apresentou problemas mecânicos, também na rua Barão de Jaceguai, próximo ao cruzamento com a rua Moreira da Glória. O socorro mecânico da empresa foi acionado para retirada do veículo e liberação da pista, o que aconteceu rapidamente.

 

 

Rua Barão de Jaceguai, congestionada, logo que a roda de um ônibus ficou presa em uma vala de obra do Semae

Detalhe das rodas do ônibus que travou em vala de obra de esgoto do Semae, na Rua Barão de Jaceguai
A vala aberta pelo Semae,e que causou muitos transtornos no transito da cidade, foi asfaltada por voltada 12h30

*Colaboraram com informações e fotos Dennis Reis e Marcelo Arruda