Ilha Marabá reinaugura núcleo de educação ambiental revitalizado

 

DE MOGI DAS CRUZES – Reinaugurada nesta quinta-feira (27/06), a Ilha Marabá funcionará como um núcleo de educação ambiental, com visitas monitoradas e um espaço interno totalmente reformado. O prefeito Marcus Melo, ao lado do vice Juliano Abe, secretários municipais e vereadores, entregou as instalações e percorreu toda a trilha existente às margens do Rio Tietê. Ao lado do professor Alexandre Hilsdorf, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o prefeito participou da soltura de peixes no rio.

Melo pediu também que estudantes da rede municipal, presentes ao evento, o acompanhassem durante a visita à Ilha Marabá: “Vocês são a razão desse trabalho que nós realizamos aqui”, disse, dirigindo-se aos alunos. “Preservar o meio ambiente é uma necessidade e este espaço oferecerá a vocês e aos professores a oportunidade de conheceram a fauna, a flora, o rio, auxiliando na formação das novas gerações, que já possuem uma ótima consciência ambiental”, disse.

O espaço, com 13,4 mil metros quadrados, recebeu uma grande reforma interna, com nova pintura, reparos na alvenaria e instalação de novas placas de orientação – tudo foi executado com mão-de-obra própria da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Também foi feita a troca de todo o madeiramento da ponte sobre o Rio Tietê. A Prefeitura contratou, por meio de licitação pública, uma empresa especializada neste trabalho. O investimento foi de R$ 48.785,09.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente também firmou uma parceria com a Instituto Embu de Sustentabilidade, que foi responsável pela doação de equipamentos para a Ilha Marabá, como uma nova TV, um telão e sistema wi-fi para internet.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que após a reinauguração a Ilha Marabá funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e oferecerá visitas monitoradas a estudantes das redes municipal, estadual e particular. Os alunos serão guiados por um monitor e aprenderão na prática sobre o ecossistema do rio Tietê, conhecendo as plantas e animais existentes no local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959.

A programação do Junho Verde vai até o próximo domingo, dia 30. As atrações incluem uma Caminhada pelo Parque Municipal (no sábado, a partir das 8 horas), e o passeio ciclístico interparques (entre o Centenário e o Leon Feffer, no domingo, com saída às 8 horas).

Participaram a reinauguração da Ilha Marabá o chefe de gabinete e ouvidor municipal, Romildo Campello, e os secretários municipais Francisco Bezerra (Saúde), Thiago Takeuchi (Obras) e Glauco Luiz Silva (diretor-geral do Semae), além dos vereadores Protássio Nogueira, Jean Lopes e Rodrigo Romão.

Fotos: Junior Lago/PMMC