Para 840 alunos, novo Cempre de Jundiapeba será entregue sábado, dia 15

Essa será a sétima unidade do Cempre inaugurada em Mogi das Cruzes

 

DE MOGI DAS CRUZES – O Cempre – Centro Municipal de Programas Educacionais Professor Sérgio Moretti, novo complexo educacional construído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no distrito de Jundiapeba, será entregue neste sábado (15/02), às 10 horas. A unidade escolar terá capacidade para atender 840 alunos em período integral e conta com ginásio poliesportivo e auditório, além do bloco didático com 12 salas de aula e espaços para outras atividades.

Esta é a sétima unidade do Cempre na cidade e a terceira em Jundiapeba. “O novo Cempre atende ao crescimento do distrito e oferece a oportunidade do período integral, um diferencial da educação de nossa cidade. Temos feito grandes investimentos em Jundiapeba, entregamos duas creches e outras três estão em construção”, disse o prefeito Marcus Melo. Estão em obras uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, o Polo Municipal de Segurança e o restaurante Bom Prato.

O complexo educacional é uma referência para o programa Escola de Tempo Integral, em que as crianças participam da formação básica em um período e no outro são oferecidas oficinas esportivas, culturais e intelectuais. Foram investidos R$ R$ 9.214.881,36. Pela iniciativa, os alunos recebem cinco refeições balanceadas (café da manhã, colação, almoço, colação e jantar). Mogi das Cruzes conta com mais de 47 mil alunos, sendo 23,7 mil em período integral.

Jundiapeba recebeu duas creches no novo modelo sustentável em 2019 e outras três estão em construção. Na cidade, oito creches estão em obras. Cada unidade tem, em média, capacidade para 200 alunos e contam com uma área construída de 895 m2. Os prédios têm sete salas, dois berçários, além de áreas pedagógica, administrativa, serviços e de convívio. São as novas edificações verdes da cidade com soluções sustentáveis, como placas fotovoltaicas e reuso de águas pluviais.

O patrono

O professor Sérgio Moretti, filho de Antonio Moretti e Guiomar Moretti, nasceu no dia 4 de fevereiro de 1929 em Limeira (SP). Chegou em Mogi das Cruzes em 1935. Foi casado com a mogiana Vera Ornellas Moretti, falecida em 2012. Teve três filhos Sergio Benedito Moretti, Sonia Aparecida Moretti Stock e Rosane Aparecida Moretti dos Santos, netos e bisnetos.

Moretti se destacou com uma das personalidades proeminentes da cultura mogiana e participou de vários movimentos em prol dos direitos humanos e liberdades constitucionais. Foi professor das disciplinas de Filosofia, História e Geografia, poeta, escritor, funcionário público federal e vereador. Faleceu em 5 de maio de 2013.

 

Foto: Guilherme Berti / PMMC