No dia em que Santa Branca passa a integrar o Condemat, embaixador do Quênia é recebido em Mogi das Cruzes

 

DE MOGI DAS CRUZES – O município de Santa Branca agora é o mais novo componente do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, que agora tem 12 cidades membros: Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba, Arujá, Santa Isabel, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema (originalmente no Alto Tietê), além de Guarulhos e agora Santa Branca (no Vale do Paraíba). A oficialização ocorreu na manhã desta sexta-feira (27/09), no encontro do Conselhos de Prefeitos do Condemat, em Mogi. Na ocasião, o embaixador da República do Quênia foi recebido.

O prefeito mogiano Marcus Melo participou do evento, realizado no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, e destacou a importância de fortalecer as parcerias entre os municípios e também com outros países, ao receber o embaixador da República do Quênia, Isaac Oschieng, numa agenda oficial que faz parte da aproximação da Região com o Continente Africano.

“Nós temos o objetivo dentro do consórcio de trabalharmos em parceria e fortalecer todos os municípios. Hoje tivemos o ingresso de Santa Branca, que nos dá a oportunidade de poder estar agregando mais uma cidade a este trabalho. A presença do embaixador do Quênia nos traz a possibilidade de um relacionamento comercial e de transferências de experiências.”, disse o prefeito Marcus Melo. A Prefeitura de Mogi das Cruzes tem buscado parcerias com outros países, como a China.

O embaixador queniano apresentou os aspectos econômicos, culturais e políticos de seu país, destacando que o Quênia possui uma economia robusta e pronta para formar parcerias. Oschieng destacou ainda a importância do Condemat para o Estado de São Paulo. “O Estado de São Paulo é responsável pelo faturamento de US$ 2,2 bilhões por ano e o Condemat é aquela região que está no coração do Estado, 30% da água fornecida para o Estado é do Condemat, então essa comunicação nos facilita a entrada para a cooperação internacional”, disse.

O presidente do Condemat, Rodrigo Ashiushi, falou sobre a importância do ingresso de Santa Branca e a presença do embaixador. “Tivemos o ingresso de mais uma cidade para o Condemat, que se consolida ainda mais como um grande consórcio. Hoje a cidade de Santa Branca através do prefeito Celso Simão entra de forma definitiva por nossa relação de resultados apresentados e uma interação grande que temos com o governo do Estado e Governo Federal. Recebemos hoje o embaixador do Quênia em um trabalho pioneiro que temos feito de aproximação como Continente Africano”, disse. O consórcio recebeu recentemente a visita de um represente do Egito.

O Condemat passa a integrar também o consórcio da região metropolitana do Governo Estadual nas áreas de esportes e mobilidade urbana. Participaram do evento, os prefeitos integrantes do consórcio, Márcio Camargo, diretor da Agência Metropolitana do Estado de São Paulo, Eliana Falque, representantes da Secretaria de Assuntos Metropolitanos do Estado de São Paulo, o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai e o vereador Jean Lopes.

 

Fotos: Ney Sarmento / PMMC