Mogi das Cruzes termina os Jogos Abertos em 10º lugar e apresenta evolução nos resultados

 

DE MARÍLIA – Mogi das Cruzes fechou sua participação na 83ª edição dos Jogos Abertos 2019 “Horácio Baby Barioni”, em Marília, com a 10ª colocação na classificação geral. A delegação mogiana terminou a competição com 119 pontos, empatada com Marília, que foi a sede das disputas. O resultado também representou uma evolução na participação dos mogianos com relação aos jogos do ano passado.

De acordo com o artigo 17 do regulamento dos Jogos Abertos, o critério de desempate na classificação final da competição é o maior número de primeiros lugares. Mogi das Cruzes conquistou três primeiros lugares nas modalidades disputadas, contra nenhum de Marília.

Os títulos das equipes de Mogi das Cruzes vieram nas disputas do badminton feminino e de xadrez feminino, na disputa da 1ª Divisão, e de judô feminino, na 2ª Divisão. Mogi das Cruzes foi representada por 34 equipes durante os Jogos Abertos deste ano. Ao todo, a delegação mogiana foi composta por 480 pessoas, entre atletas, membros de comissões técnicas, dirigentes e equipes de apoio.

“O resultado final dos Jogos Abertos nos deixou bastante satisfeitos, com uma melhoria na colocação com relação ao ano passado. A Prefeitura vem adotando uma política de privilegiar os atletas da cidade, dando oportunidade para o surgimento de novos talentos que representam a cidade, o que valoriza ainda mais o desempenho de nossa delegação”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Além das modalidades que conquistaram títulos nas disputas, as equipes de badminton masculino sub-20 e tênis de mesa masculino sub-20, ambas na 1ª Divisão foram vice-campeãs em suas categorias. Além disso, as representações mogianas de ginástica rítmica feminina, taekwondô masculino, tênis feminino e xadrez masculino fecharam os Jogos Abertos com a terceira colocação na 2ª Divisão.

No boxe feminino juvenil, que não contou pontos para a classificação final por ser modalidade vinculada, Mogi das Cruzes também terminou com a segunda colocação na classificação final.

 

Evolução

O 10º lugar na classificação final dos Jogos Abertos deste ano representa uma evolução de Mogi das Cruzes com relação às disputas do ano passado, quando a cidade terminou a competição, disputada em São Carlos, com a 13ª colocação na classificação geral.

No número de pontos, o desempenho mogiano também foi melhor neste ano. Em Marília, a delegação chegou a 119 pontos, contra 96 pontos registrados no ano passado. Mogi das Cruzes também conquistou mais títulos em modalidades – três em 2019, contra dois no ano passado.

Por fim, uma comparação entre atletas classificados para a disputa também mostra evolução neste ano. Em 2019, a delegação mogiana foi formada por 480 pessoas entre atletas, membros de comissão técnica e equipe de apoio, contra 335 pessoas no ano passado.

Os Jogos Abertos 2019 contaram com a participação de 199 municípios (211 se inscreveram), que competiram com 9.109 atletas. O título da competição ficou com São José dos Campos, seguido por Santos e São Caetano do Sul. As competições aconteceram entre os dias 13 e 22 de novembro.

Os atletas se classificaram à competição por meio dos Jogos Regionais, realizados em julho nas oito Regiões Esportivas do Estado de São Paulo, com mais de 40 mil participantes, nas seguintes cidades: Americana, Andradina, Assis, Botucatu, Franca, Ilhabela/São Sebastião, Osasco e Sorocaba. Os mais bem colocados em cada modalidade se credenciaram a estar em Marília.