Mogi sedia Encontro de Conselhos Municipais sobre Drogas de São Paulo

 

DE MOGI DAS CRUZES – Mogi das Cruzes está sediando nesta terça-feira (03/06), no auditório do Cemforpe – no bairro Nova Mogilar – o 8º Encontro de Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED) da Secretaria de Justiça e Cidadania e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O tema principal do encontro foi “O Álcool e seus Desafios: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas”.

O prefeito Marcus Melo prestigiou a abertura, que reuniu conselheiros e autoridades de diversos municípios paulistas. Também estiveram presentes o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, o presidente do CONED, Marcelo Ribeiro, os vereadores Edson Santos e Rodrigo Romão, entre outras autoridades e especialistas que se revezam ao longo do dia para abordar o tema do encontro em diferentes aspectos.

“A droga é um dos maiores desafios da atualidade e está presente em todas as cidades, por isso a necessidade de trabalharmos em conjunto. Em Mogi das Cruzes estamos conseguindo avançar com recentes ações como a implantação do Caps AD, que oferece tratamento multiprofissional, e do Projeto Anjos da Guarda, que é inspirado no Proerd e leva orientações sobre prevenção para jovens e crianças”, explicou o prefeito.

O Projeto Anjos da Guarda é resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Segurança e a Guarda Municipal que trabalha com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental para preparar os estudantes para a fase da adolescência. A iniciativa aborda temas como a prevenção às drogas, comportamento seguro para crianças e bullying. “O projeto foi iniciado recentemente e já atende seis escolas municipais do Distrito de Jundiapeba, num total de 900 alunos”, explicou o prefeito.

O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, ressaltou a importância de encontros para troca de informações e atualizações entre os municípios. “As pessoas vivem nos municípios, por isso os municípios precisam ter total atenção. Fico feliz em saber do trabalho realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes porque é justamente esse o caminho: atuar nas escolas, nos centros esportivos e outras instituições voltadas para os jovens”, elogiou.

O presidente do CONED, Marcelo Ribeiro, foi o primeiro palestrante do encontro e abordou “O Álcool no Centro da Política”, mostrando um histórico do consumo de bebidas alcoólicas desde 4.000 anos antes de Cristo. “O álcool foi escolhido como tema central do nosso encontro porque é a substância mais utilizada pela população e interfere na vida de praticamente todas as famílias”, afirmou.

Confira todos os temas abordados:

– O Álcool no Centro da Política, com Marcelo Ribeiro, presidente do CONED

–  Conselho Municipal sobre Drogas de Mogi das Cruzes e suas Ações, com o presidente Mauricio Alexandre Miranda de Souza

–  O Uso de Álcool e outras Drogas de São Paulo, com a pesquisadora do Cebrid, Cláudia Carlini

–  Alcoolismo Feminino – Prevenção e Tratamento, com o diretor do Lacan, Lucas Marchetti

–  Comitê de Regulação do Álcool, com o coordenador Guilherme Messas

–  A Importância do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas, com o coordenador estadual Claudemir Moraes

Prefeito Marcus Melo recebeu o secretário Paulo Mascaretti para evento realizado no Cemforpe
Foto: Junior Lago/PMMC