Mogi das Cruzes está confirmada como cidade-sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020

 

DE MOGI DAS CRUZES – Mais uma vez Mogi das Cruzes será uma das cidades-sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, que na versão 2020 entra na 51ª edição. O Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial, será novamente o local das disputas. Em breve serão anunciados quais times ficarão nas sedes espalhadas pelo Estado de São Paulo e aí será possível saber quais equipes disputarão em Mogi.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, no Estádio Municipal do Pacaembu. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro. Na Copinha de janeiro deste ano, o Santos Futebol Clube foi uma das equipes que jogaram em Mogi.

 

História ligada ao futebol

Vale destacar que no ano que vem, 2020, Mogi das Cruzes vai completar 460 anos. A cidade tem um dos clubes mais antigos do estado de São Paulo, o União Futebol Clube, fundado em 1913.

Sua participação em torneios da Federação Paulista de Futebol (FPF), porém, acontece apenas a partir de 1951 e depois entre 1955 e 1959, sempre na segunda divisão. Nessa época teve a companhia do Vila Santista Futebol Clube, que oscilou entre segunda e quarta divisões entre 1957 e 1961. Em 1964, o Clube Atlético Ypiranga disputou a quarta divisão de forma isolada. Após anos sem um clube nas competições profissionais, o União retorna às disputas em 1979, de onde nunca mais saiu, atingindo o ápice entre 1982 e 1993, atuando pelo equivalente à Série A2 atual.

Nessa última temporada, um dos atacantes do time era Neymar, pai do atacante de Neymar Jr, do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira, este nascido em Mogi das Cruzes. De Mogi, o filho de Neymar pai foi para o Santos, ainda garoto, e depois explodiu na Vila Belmiro. No Santos, Neymar Jr. foi campeão do Paulistão de 2010, da Copa do Brasil do mesmo ano, do Paulistão de 2011, da Libertadores de 2011, do Paulistão de 2012, e antes de ser vendido para o Barcelona, campeão da Recopa Sul-Americana de 2012.

Neymar pai foi campeão da Segunda Divisão paulista pelo União FC deMogi em 2006, o clube, porém, tem como grande revelação o zagueiro Felipe, atualmente no Atlético de Madrid, da Espanha e com convocações para a seleção. Também mogiano, disputou a Segunda Divisão pelo clube, antes de se destacar no Bragantino e ir para o Corinthians. Do Parque São Jorge passou pelo Porto antes de chegar ao futebol espanhol.

Há 15 anos, em 2004, o União ganhou um rival: o Clube Atlético Mogi das Cruzes Futebol, que desde então disputa apenas a Segunda Divisão, o equivalente ao quarto escalão. O histórico do confronto entre os rivais aponta vantagem ao time mais tradicional, apesar de haver equilíbrio. Desde 2005 foram 22 jogos com nove vitórias do União, contra seis do Atlético e outros sete empates.