Mogi das Cruzes abre a Semana Nacional do Trânsito com cartilha

Cartilha traz várias situações do cotidiano, enfatizando a importância de respeitar as regras de trânsito

 

DE MOGI DAS CRUZES – Com a presença do prefeito Marcus Melo, Mogi das Cruzes realizou na manhã desta quarta-feira (18/09) a cerimônia de abertura da Semana Nacional do Trânsito, realizada no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar. O destaque do evento foi o lançamento da cartilha Sinfonia no Trânsito, que será distribuída para alunos da rede municipal de ensino.

Clique aqui e jeja as ações do Detran.SP na Semana Nacional do Trânsito

Com tiragem inicial de 25 mil exemplares, a cartilha mostra diversas situações do cotidiano, sempre destacando a importância do respeito às regras do trânsito. A obra teve como inspiração o projeto Canarinhos do Itapety, que tem 17 anos de estrada e utiliza a música como ferramenta de transformação social.

O personagem principal e narrador da obra é o Canarinho do Itapety. Todo o conteúdo da cartilha foi interpretado pela Cia. Radiphônica de Teatro e apresentado à plateia, composta por cerca de 400 crianças de escolas da rede municipal de ensino, além da equipe da Secretaria Municipal de Transportes, responsável pela organização da semana. O Coral Canarinhos do Itapety também marcou presença e se apresentou durante o evento.

“Todos os anos, cerca de 38 mil pessoas morrem no Brasil por conta de acidentes de trânsito, então é fundamental que vocês aprendam desde já a importância de respeitar as regras de trânsito. É responsabilidade de cada um de nós fazer o que é certo. Nos ajudem a espalhar essa mensagem”, destacou o prefeito.

O objetivo da Semana Nacional do Trânsito é conscientizar as pessoas e envolvê-las em uma série de atividades, em prol de um trânsito mais humano e mais seguro. O evento também busca incitar a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. As atividades se estenderão até a próxima quarta-feira (25/09).

 

Ações nas ruas

Já nesta quarta-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Transportes promoveu a primeira conscientização de motoristas e pedestres, das 14h às 17h, em três locais: esquina das ruas Otto Unger e Antônio Cândido Vieira, esquina da Coronel Cardoso de Siqueira com a Dom Antônio Cândido Alvarenga e na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, em frente ao prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

A ação será repetida em diversos outros endereços do município, sempre com destaque para vias e espaços públicos com grande movimentação de carros e pedestres. Nesta quinta-feira (19/09), por exemplo, a atividade será realizada na esquina da Rua Ipiranga com a Rua Major Arouche de Toledo, na esquina da Rua Brás Cubas com a Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e também na Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, uma das vias laterais entre o Mogi Shopping e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). As equipes estarão nesses locais em dois horários: das 10h às 12h e das 14h às 17h. Outra atividade agendada para esta quinta-feira é a Escola Mirim de Trânsito, que estará no Largo do Rosário das 10h às 15h.

Na sexta-feira (20/09) a Escola Mirim de Trânsito permanece no Largo do Rosário (também conhecido como Praça da Marisa), a conscientização de motoristas e pedestres vai para três outros lugares e haverá ainda um trabalho mais específico de conscientização sobre o uso do celular na Praça Sacadura Cabral (em frente a Estação Mogi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, CPTM), das 10h às 14h, bem como uma simulação de acidente de trânsito, na esquina entre as ruas Dr. Corrêa e Otto Unger (ao lado do Largo do Carmo), das 10h às 15h.

A conscientização sobre uso de celular será repetida na próxima semana na esquina entre as avenidas Francisco Rodrigues Filho e Manoel Bezerra de Lima Filho, na Rua José Bonifácio e depois na quarta-feira, último dia da programação, ela retorna à Praça Sacadura Cabral.

As atividades educativas também serão levadas para dentro das escolas. No início da próxima semana, serão visitados os Centros Municipais de Programas Educacionais (CEMPREs) Professor José Limongi Sobrinho, no Botujuru e Vereador Ivan Nunes Siqueira, na Porteira Preta.

A cerimônia de lançamento da Semana Nacional do Trânsito também contou com a presença da presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, do secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que é também o idealizador, há 17 anos, do projeto Canarinhos do Itapety, além de diversos outros secretários municipais e vereadores.

Fotos: Ney Sarmento / PMMC