Memorial da América Latina tem programação especial de férias durante todo o mês de julho

 

DE SÃO PAULO – O Memorial da América Latina, na Zona Oeste de São Paulo, está com as portas abertas durante todo o mês de julho, com uma programação diversificada para todos os públicos: tanto para as crianças em férias escolares, quanto para os adultos. Além das atrações permanentes, o espaço recebe também eventos especiais como o Jazz na Rua, o Arraial no Memorial, o Cine Autorama e o 14º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Também estarão abertas as exposições Coração Latino, no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, Ver e Viver, no Espaço Multiuso, e 17 ODS, na Praça das Sombras.

 

Jazz na Rua

No feriado estadual do dia 9 de julho, terça-feira, a Praça da Sombra recebe o projeto Jazz na Rua. A partir das 15h, a DJ Mariana Souza abre a pista de dança e, às 15h30, acontece uma aula aberta de lindy hop (estilo de dança surgido nos Estados Unidos na década de 1920), com Carla Santos e Felipe Trizi. Para encerrar, um show de música ao vivo com a banda O Jazz Não Morde.

 

Arraial no Memorial

Quem ainda não conseguiu ir a uma festa junina nesse ano, terá mais uma chance. O Memorial da América Latina recebe, no fim de semana dos dias 13 e 14 de julho, o Arraial no Memorial, uma festa julina tradicional, com diversas barracas de comidas típicas, shows, quadrilhas e um espaço kids com brincadeiras e jogos para as crianças.

Serão montadas 60 barracas com comidas típicas de festa junina, como canjica, arroz doce, diversos pratos de milho, sopas, espetinhos, maçã do amor, broas, cuscuz e bolos, além de bebidas como quentão e vinho quente.

Durante todo o evento, além do festival gastronômico, acontecem shows musicais e apresentações de quadrilhas. No sábado, o Palco Arraial recebe o grupo Violeiro e a Cia. Francklin Bernardes de Dança, com um balé caipira, e o Palco Talentos os grupos Cangalheiras, Guantas e Wilian Metlei e Banda. O Arraial Chão, onde acontecem todas as quadrilhas, conta com a apresentação dos grupos Junina Tia Valdelice e Levanta a Poeira Corte. Já no domingo, o acontece mais uma apresentação da Cia. FB de Dança no Palco Arraial e o Palco Talentos recebe os shows de Souza Tchaca, 2ºDP, Candiera e Douglas da Kombi. No Arraial Chão, se apresentam, também no domingo, as quadrilhas Tia Chalico e Nova Geração.

O evento terá ainda uma área com jogos tradicionais de festa junina, como tiro ao alvo e pescaria, e brinquedos como escorregador inflável e pula-pula. Os brinquedos custam R$ 6,00 e os jogos R$ 10.

O evento é realizado pela Art Shine Produções e Eventos.

 

Cine Autorama

Retomando o estilo drive-in que teve seu auge nos anos 50, o Cine Autorama exibe, gratuitamente, clássicos do cinema e sucessos recentes nacionais e internacionais, que poderão ser vistos no conforto de seus carros. Além das principais atrações, o evento também traz curtas-metragens e uma seleção especial de músicas para iniciar a noite em grande estilo.

No Memorial, o evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho e terá na programação filmes como Que Horas Ela Volta?O Fabuloso Destino de Amélie PoulainBohemian Rhapsody e Lady Bird – A Hora de Voltar. O evento é realizado pela Brazucah Produções.

 

14º Festival de Cinema Latino-Americano

Entre os dias 25, 26 e 27 de julho, acontece o 14º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Após treze edições anuais, o Festival ocupa hoje lugar de destaque no calendário de eventos audiovisuais e uma das mais relevantes iniciativas dedicadas à cinematografia da América Latina e do Caribe.

 

Coração Latino

A exposição Coração Latino, em cartaz no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, apresenta alguns trajes típicos regionais e de festas e encenações populares de diversos países da América Latina.

Também são exibidas peças significativas da arte popular latino-americana em suportes como cerâmica, madeira, metal, tecido e xilogravura. Os destaques são um altar com as padroeiras de cada dos países representados; as máscaras de Pirenópolis usadas na festa do Divino Espírito Santo para reviver as batalhas entre mouros e cristãos; cerâmicas mexicanas e chapéus Panamá.

 

Ver e Viver

Até o dia 14 de julho, o Memorial da América Latina recebe a exposição de artes plásticas Ver e Viver, um projeto de arte sensorial inclusivo que leva seus visitantes a experimentar estímulos como o tato, olfato, audição e paladar, muito além da visão. A proposta é utilizar a força mobilizadora da arte para provocar uma reflexão sobre as deficiências, principalmente a visual. Para isso, todos os visitantes recebem uma venda descartável e têm contato com obras que aguçam todos os sentidos. No dia de encerramento da exposição, haverá também um debate com o tema “Maneiras e possibilidades de inserir a arte na vida de quem possui deficiência”.

A exposição Ver e Viver é uma realização do Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da 3S Produções, e apoio do Memorial da América Latina.

 

17 ODS

Até o dia 21 de julho, a mostra 17 ODS traz 17 globos terrestres com 1,80m de altura, utilizados como uma tela tridimensional e tem o objetivo de gerar interesse, reflexão e entusiasmo na população em prol de um mundo mais sustentável acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O público poderá interagir com a arte, além de refletir sobre questões sociais, ambientais e econômicas. Artistas renomados das mais diversas vertentes como Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al  Makul, Priscila Barbosa, MARAMGONÍ , Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN estão entre os que assinam as criações.

A mostra é uma realização da Toptrends, com patrocínio da Novelis.

 

Serviços

Jazz na Rua

Data: 9 de julho

Horário: das 15h às 18h

Onde: Praça da Sombra | Portões 8, 9 e 13

Classificação: Livre
Entrada gratuita

Confira a programação completa
Saiba mais: https://www.facebook.com/jazznaruasp/

________________

Arraial no Memorial
Data: 13 e 14 de julho
Horário: das 11h às 21h
Onde: Praça da Sombra | Portões 8, 9 e 13
Classificação: Livre
Entrada gratuita

________________

Cine Autorama
Data: 
26, 27 e 28 de julho
Horário: das 18h às 23h
Onde: Praça Cívica | Portões 2 e 5
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Confira a programação completa
inscrições pelo site www.cineautorama.com.br

________________

Coração Latino
Data: 
de terça a domingo
Horário: das 9h às 18h
Onde: Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro | Portões 8, 9 e 13
Classificação: Livre
Entrada gratuita

________________

Ver e Viver
Data: até 14 de julho | de quarta a domingo
Horário: das 10h às 22h
Onde: Espaço Multiuso
Classificação: Livre
Entra gratuita
Saiba mais

________________

17 ODS
Data: até 21 de julho | de terça a domingo
Horário: das 9h às 18h
Onde: Praça das Sombras | Portões 8, 9 e 13
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Saiba mais