Memorial da América Latina festeja independências da Colômbia e da Bolívia

 

DE SÃO PAULO – A independência de dois países sulamericanos da região dos Andes serão festejadas no Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo, neste domingo (04/08) e no fim da próxima semana (10 e 11/08). A primeira festa será dos colombianos e a segunda dos bolivianos, embora essa comemoração tenha uma celebração antes, na próxima terça-feira (06/06), com o Ato Cívico – 194 anos da independência da Bolívia.

Confira todos os detalhes, datas e horários dos dois eventos abaixo:

Colômbia

A colônia colombiana residente em São Paulo tem encontro marcado no Memorial da América Latina no próximo domingo (04/08), quando é comemorado o aniversário de 200 anos da independência do país, marcada pela batalha de Boyacá. O evento acontece das 11h às 20h e conta com uma diversidade de atrações, entre apresentações musicais de artistas colombianos reconhecidos no cenário local, aulas de zumba e feira gastronômica.

Nomes como Cambaberos, Victoria Saavedra e Piquete Teimoso apresentam alguns dos ritmos favoritos da Colômbia como merengue, perre e champeta. O evento também conta com a participação especial do Rei da Champeta, Kevin Florez, que vem de Cartagena para uma festa champetua (ritmo afrocolombiano). As aulas de zumba ficam a cargo de Luiz Guarany.

Como nos anos anteriores, o evento terá uma feira gastronômica com comidas e bebidas típicas do país, como tamales, arepas, patacones, empanadas e limonada de coco.

O evento “Colômbia Bicentenária” faz parte do Circuito Cultural Colombiano, que acontece até o dia 17 de agosto. São diversas atrações espalhadas pela cidade de São Paulo com o objetivo de mostrar e dividir com os brasileiros um pouco da história, cultura e principalmente a alegria dos colombianos.

O encontro é promovido pelo Consulado Geral da Colômbia em São Paulo, em parceria com o Memorial da América Latina, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e apoio da Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil-Colômbia (AISCE).

Programação

12h – Abertura
12h30 – DJ Montoya
13h – Zumba com Luiz Guarany
14h – Victoria Saavedra
15h30 – Piquete Teimoso
16h30 – DJ Montoya
17h – Kevin Flórez
18h – Cambamberos

Serviço

Colômbia Bicentenária
Dia 4 de agosto de 2019
Das 11h às 20h
Praça da Sombra | Portões 8, 9 e 13
Entrada Gratuita
Classificação livre

______________

Bolívia

A comunidade boliviana, que escolheu São Paulo como sua segunda casa, toma conta do Memorial da América Latina para celebrar o aniversário de 194 anos de seu país de origem. A Festa da Bolívia, já tradicional no Memorial, esse ano acontece nos dias 10 e 11 de agosto (sábado e domingo), nas praças Cívica e da Sombra, e traz atrações folclóricas de dança, música ao vivo e comidas típicas da culinária boliviana.

A festa é a mais importante manifestação cívica e multicultural fora da Bolívia, promovida pela maior comunidade latino-americana de São Paulo. Organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia-Brasil (ACFBB), o evento homenageia também as Virgens de Copacabana, Urjupiña e Socavon, padroeiras do país, e outras divindades que remontam ao período pré-colombiano.

Durante a festa, 18 grupos folclóricos trazem o colorido das roupas e a elegância dos ritmos bolivianos em apresentações de danças populares, músicas andinas, danças de origem negra como o caporal e a morenada, além da demonstração de um tinku, ritual típico da região no qual diversas comunidades se encontram.

No dia 6 de agosto, às 14h, em frente ao Auditório, é realizado um ato cívico com o hasteamento de bandeiras, entoação de hinos nacionais e oferenda de flores ao busto de Simón Bolívar. Às 18h, no Salão de Atos Tiradentes, será feita uma homenagem a cidadãos bolivianos destacados.

O evento é organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia-Brasil e pelo Centro Pastoral de Imigrantes, com apoio do Consulado Geral da Bolívia.

 

Serviço

Ato Cívico – 194 anos da independência da Bolívia
Dia 6 de agosto
Das 14h às 17h – em frente ao Auditório Simón Bolívar | Portões 8, 9 e 13
Das 18h às 21h – Salão de Atos Tiradentes | Portões 2 e 5

Festa da Bolívia
Dias 10 e 11 de agosto, das 8h às 22h
Praça Cívica e Praça da Sombra | Portões 2, 5, 8, 9 e 13
Entrada gratuita
Classificação livre