Marcus Melo assume o Condemat e anuncia primeiras ações

 

DE MOGI DAS CRUZES – O prefeito Marcus Melo, de Mogi das Cruzes, assumiu na manhã desta quinta-feira (02/01) a presidência do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê por dois anos 0 2020 – 2021. Entre as primeiras ações anunciadas pela nova diretoria estão a aproximação com o Governo do Estado, já com uma audiência agendada para o próximo dia 16 com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; a capacitação de técnicos dos municípios para elaboração de projetos e captação de recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos); apoio às prefeituras na adequação das novas regras do Governo Federal para os repasses financeiros da saúde e também da nova legislação previdenciária; e a readequação das Câmaras Técnicas.

“Essas são algumas das pautas importantes que o Condemat trabalhará neste ano. Os prefeitos também irão apresentar as suas demandas prioritárias para que possamos mapear as necessidades e priorizar as agendas com o Estado e Governo Federal”, ressaltou o presidente Marcus Melo, logo após a assinatura do termo de posse.  “O mais importante é fortalecer o vínculo entre as cidades porque estamos aqui para trabalhar pelo Alto Tietê”, acrescentou.

Nas Câmaras Técnicas, que atuam no apoio direto ao Conselho de Prefeitos, a nova diretoria do Condemat criou o grupo de trabalho permanente da Agricultura e unificou as Câmaras de Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres, além da alteração em algumas coordenações.  Na gestão 2020, o Consórcio atuará com 14 Câmaras Técnicas Permanentes e quatro Especiais, entre elas, a do Legislativo. “Vamos fortalecer a aproximação com o Legislativo dos municípios”, adiantou o presidente.

Com o Governo do Estado, a primeira agenda será no próximo dia 16 para tratar do desassoreamento dos rios e de um plano de ação emergencial  com o secretário Marcos Penido, de Infraestrutura e Meio Ambiente. Também é aguardada uma audiência para esse mês com o vice-governador Rodrigo Garcia para tratar, entre outros assuntos.

O prefeito mogiano voltou a criticar a proposta de instalação de um pedágio na rodovia Mogi-Dutra, que, segundo ele, é injusta e traria vários transtornos aos mogianos e aos cidadãos de outros municípios da região que utilizam a via. Além disso, Melo falou sobre a mudança nos critérios de repasse de recursos para a saúde, que passarão a levar em conta itens como a produtividade, entre outros: “Vamos fazer um trabalho conjunto de análise e orientação neste sentido”, frisou.

“Será preciso muita união dos prefeitos neste ano para que os nossos pleitos possam ser conduzidos da melhor maneira possível com as outras esferas governamentais”, disse o vice-presidente do Condemat , Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis.  “A proximidade com o Governo do Estado será essencial para que todos os prefeitos consigam executar bem o seu papel e atrair investimentos para o Alto Tietê”, acrescentou o prefeito Guti, de Guarulhos, que é o segundo tesoureiro.

“Tenho a certeza de que o novo presidente saberá conduzir e fazer as aproximações necessárias para desenrolar também alguns assuntos que o Condemat vem tratando há tempos, como a definição da alça de acesso do Rodoanel, a abertura das portas do Hospital das Clínicas Auxiliar de Suzano, e o desassoreamento dos rios para o controle das enchentes. Será uma gestão de sucesso para tornar o Consórcio ainda maior”, concluiu o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que agora está à frente do Conselho Fiscal do Condemat , depois de ter presidido o Conselho de Prefeitos nos últimos dois anos.

O Condemat é formado pelas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. Vale destacar que, geograficamente, Santa Branca e Guarulhos não integram o Alto Tietê – apenas o Consórcio.

Na nova composição da diretoria do Condemat, os demais prefeitos da região – José Luiz Monteiro (Arujá), Walter Tajiri (Biritiba Mirim), José Carlos Fernandes Chacon (Ferraz de Vasconcelos), Mamoru Nakashima (Itaquaquecetuba), Gian Lopes (Poá), Fábia Porto (Santa Isabel) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano) – integrarão o Conselho Fiscal do Condemat.

Prestigiaram a posse do prefeito Marcus Melo no Condemat o vice-prefeito, Juliano Abe, o chefe de gabinete de ouvidor, Romildo Campello, além dos secretários municipais Dirceu Lorena de Meira (Serviços Urbanos), Renato Abdo (Agricultura), Marco Soares (Governo) e Juliana Guedes (Educação)

Fotos: Ney Sarmento / Divulgação