Mais de 46 mil estudantes voltam às aulas nesta quinta, 7, em Mogi

Trânsito deve se complicar na volta das escolas municipais. Universidades têm datas diferentes

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE * –  O trânsito em Mogi das Cruzes deve ficar um pouco mais complicado a partir desta quinta-feira (07/02), data em que mais de 46 mil alunos da rede municipal de ensino voltam às salas de aula de escolas e creches da cidade. Muitos são transportados por carros particulares, o que aumenta o trânsito próximos dos estabelecimentos e nas principais vias da cidade.

Da calmaria de janeiro nas ruas nas cidades da região, a situação começou a mudar no dia dia 1º de fevereiro, quando ocorreu a volta às aulas da rede estadual de ensino – com o retorno de 170.352 alunos nas dez cidades do Alto Tietê. Algumas escolas particulares também iniciaram o ano letivo.

Uma das novidades da rede municipal de ensino mogiana, além da grande preparação feita com os professores, é que neste ano, todas as escolas e creches passaram a contar com equipamentos de informática.  Foram adquiridos 5.106 tablets e chromebooks, que serão usados em diferentes espaços das unidades escolares trazendo a tecnologia para dentro da sala de aula. A ação faz parte do programa Educa + Mogi, que já conta com as carteirinhas de Identificação Estudantil e o Sistema de Gestão Educacional (SGE), responsável pela informatização dos processos da Secretaria Municipal de Educação.

Municipais em outras cidades da região

Nas outra nove cidades do Alto Tietê, as datas de início do ano letivo são diferentes. Em Poá começaram no dia 21 de janeiro – mesmo dia em que as creches de Ferraz de Vasconcelos também começaram a operar. Já as escolas municipais de Ferraz voltaram no dia 4 de fevereiro.

Dia 4 também retornaram às aulas os estudantes de Biritiba-Mirim e Salesópolis. Arujá iniciou o ano letivo no dia seguinte, terça-feira (05/02), mesmo dia de Itaquaquecetuba. A volta às aulas em Suzano ocorreu na quarta-feira (06/02), Guararema será no dia dia 14 e, por último, Santa Isabel, cujo retorno dos estudantes das escolas municipais às salas de aula será no dia 18 de fevereiro.

Universidades

E o trânsito em Mogi vai se complicar de vez quando os estudantes universitários retornarem ás aulas. Do ensino superior, a Faculdade do Clube Náutico Mogiano foi a primeira a iniciar o ano letivo, na segunda-feira (04/02).

Na mesma data os veteranos da Universidade Braz Cubas (UBC) voltaram às salas de aula, enquanto que os calouros iniciam o ano letivo na próxima segunda-feira (11/02).

Na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), os alunos veteranos da graduação voltam na próxima segunda, dia 11, enquanto os calouros uma semana depois, 18 de fevereiro.

Nesses três estabelecimentos, os estudantes usam várias formas para chegar até as instituições: carro, ônibus fretados, ônibus normais e trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

 

 

 

Neste ano, todas as escolas e creches da rede municipal de ensino passaram a contar com equipamentos de informática.  Foram adquiridos 5.106 tablets e chromebooks, que serão usados em diferentes espaços das unidades escolares trazendo a tecnologia para dentro da sala de aula. A ação faz parte do programa Educa + Mogi, que já conta com as carteirinhas de Identificação Estudantil e o Sistema de Gestão Educacional (SGE), responsável pela informatização dos processos da Secretaria Municipal de Educação.

*Com informações da Prefeitura de Mogi, Secretaria Estadual de Educação de SP, UMC, UBC e Faculdades Náutico