Maioria dos consumidores vai usar FGTS para pagar contas, diz ACMC

 

DE MOGI DAS CRUZES – Uma pesquisa da Boa Vista, parceira do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes), indica que a maioria dos consumidores que farão o saque imediato do FGTS vão utilizar o dinheiro para pagar contas e regularizar as condições de crédito. A notícia gera expectativas positivas para o comércio, com a injeção de mais dinheiro na economia local.

Segundo a pesquisa, dos 56% de consumidores que utilizarão o dinheiro do FGTS para pagar as contas, 42% irão pagar as que estão atrasadas e 14% as que estão em dia.

“Isso é muito positivo, pois o comércio vai recuperar parte do dinheiro parado. Além disso, ao regularizar a sua situação, o consumidor volta a ter condições de crédito e, consequentemente, de comprar”, ressalta Silvio de Moraes, vice-presidente da ACMC e diretor do SCPC.

Ele explica que o Balcão de Atendimento do SCPC/ACMC disponibiliza informações aos consumidores sobre a condição de crédito. No caso dos inadimplentes, são fornecidos dados sobre os comércios com dívidas pendentes e os valores, assim como as orientações para regularizar os débitos. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

“As consultas são gratuitas e o consumidor recebe todas as orientações necessárias para regularizar suas dívidas de forma segura”, orienta o dirigente.

A inadimplência em Mogi das Cruzes alcança cerca de 15 mil consumidores e a maior parte das dívidas tem o valor de até R$ 500,00, exatamente o teto liberado nos saques do FGTS.

Além do pagamento de dívidas, a pesquisa da Boa Vista identificou ainda que guardar o valor do FGTS será a opção de 14% dos consumidores que farão o saque. Outros 12% afirmam que pretendem usar o valor para fazer compras no varejo. 6% para fazer viagens. Por fim, outros 12% dos consumidores usarão o valor com outros fins.

O Balcão de Atendimento do SCPC funciona na Rua Barão de Jaceguai, 674, no Centro de Mogi das Cruzes.