Maio Amarelo: ações impactam cerca de 200 mil pessoas em Mogi

 

DE MOGI DAS CRUZES – Cerca de 200 mil pessoas foram impactadas direta e indiretamente pelas ações da campanha Maio Amarelo desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A programação teve atividades durante todo o mês e terminou na última sexta-feira (31/05), com intervenções educativas em semáforos, com orientações a motoristas e pedestres.

As ações diretas atenderam cerca de 63 mil pessoas durante o mês. Já indiretamente, ou seja, com pessoas que receberam as mensagens sobre segurança no trânsito de outras formas, a estimativa é de cerca de 200 mil pessoas. Neste número, contabiliza-se, por exemplo, as pessoas que passaram pelos cruzamentos durante as ações educativas.

“Durante todo o mês, foi feita uma programação intensiva de ações para conscientização de motoristas e pedestres sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito e que a vida é muito mais importante que qualquer outra coisa”, afirmou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O secretário lembrou que nos últimos meses, a cidade vem registrando queda no número de mortes no trânsito. Considerados os primeiros quatro meses deste ano, há uma diminuição de 10,7% no número de ocorrências fatais, considerando as vias municipais e estaduais.

Entre os destaques da programação desenvolvida durante o mês de maio, duas atividades foram inéditas em Mogi das Cruzes e tiveram boa aceitação pela população. Dois ônibus caracterizados com a cor, o logo e o slogan da campanha percorreram linhas do sistema de transporte coletivo. Além disso, agentes municipais de trânsito estiveram em ônibus municipais orientando os passageiros sobre o comportamento seguro no trânsito, com foco principal no pedestre.

A Escola Mirim de Trânsito também realizou atividades no Largo do Rosário, com ações abertas a alunos de escolas municipais e a crianças que passaram pelo local. Cruzamentos com grande movimentação de pessoas também receberam atividades de orientação a motoristas e pedestres, com faixas e distribuição de materiais.

As palestras foram outro ponto alto das atividades. Entre os destaques esteve a ação comandada pelo coordenador do Paradesporto e bicampeão paralímpico de bocha adaptada, Dirceu José Pinto com motoristas do transporte coletivo e operadores do sistema de estacionamento controlado sobre o atendimento a pessoas com deficiência. Outro destaque foi a palestra com moradores da Vila Dignidade sobre comportamento seguro no trânsito.

 

Comitê de Segurança Viária se reuniu nesta segunda, dia 3 de junho

Ações do Maio Amarelo foram realizadas durante todo o mês, com atividades em cruzamentos, palestras, Escola Mirim de Trânsito e dois ônibus caracterizados – Fotos Ney Sarmento/PMMC

 

As ações do Maio Amarelo também foram discutidas durante a reunião desta segunda-feira (03/06) do Comitê Municipal de Segurança Viária, que reúne representantes de órgãos que atuam diretamente na segurança no trânsito e atendimento a emergências, nas vias municipais e estaduais. A reunião também contou com a participação da técnica de segurança no trabalho da empresa Prada/CSN, Anemeire Pereira da Silva, que falou sobre a importância do trabalho de conscientização realizado na empresa durante o Maio Amarelo.

“Tínhamos um constante de acidentes de trajeto, que são contabilizados pela empresa. Tivemos uma primeira ação em novembro, dentro da nossa Sipat, e percebemos que depois das palestras, tivemos uma diminuição das ocorrências e hoje estamos com indicadores abaixo do previsto”, afirmou a representante da empresa.

De acordo com ela, o Maio Amarelo foi uma oportunidade para reforçar a importância do comportamento seguro nas ruas e avenidas da cidade. “Os funcionários são lembrados, tem um vídeo que toca as pessoas, a mensagem fica na mente das pessoas. Enfatizando o assunto, as pessoas são lembradas da educação que já tiveram”, disse.

O trabalho de Educação para o Trânsito desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transportes continua durante todo o ano, com ações voltadas a crianças, palestras em entidades, associações de moradores e empresas, entre outras ações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142.