Liga suspende o NBB 2019/2020; Mogi das Cruzes Basquete e outros times param a disputa

Decisão é por tempo indeterminado. Os 16 times se reúnem nesta segunda, dia 16, na sede da Liga

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE * – Por conta do surto mundial do Coronavírus (Covid-19), classificado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu, neste domingo (15/03), paralisar o NBB Caixa (Novo Basquete Brasil) 2019/2020 a partir desta segunda-feira (16/03).

A paralisação é por tempo indeterminado.

A nova decisão ocorre 48 horas após a própria LNB determinar que as partidas do dia 13 ao dia 16 de março fossem realizadas com portões fechados, como aconteceria com o Mogi das Cruzes Basquete, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, o Hugão, no Mogilar.

Também na última sexta (13/03), a entidade decidiu pelo adiamento do tradicional Jogos das Estrelas, inicialmente marcado para os próximos dias 20 e 21 de março. O evento costuma reunir os principais jogadores em atividade no país.

A lista de cancelamentos/adiamentos no basquete nacional teve início na última quinta (12/03), quando a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou a mudança do início do Campeonato Adulto profissional, previsto para começar neste domingo (15/03), em Brasília (DF), com o duelo entre Cerado Basquete e Basquete Anapolino. A determinação da CBB veio logo após a Federação Internacional de Basquete (Fiba) suspender as competições internacionais por tempo indeterminado, um dia após a NBA, principal Liga de Basquete dos Estados Unidos, paralisar a temporada após o jogador Rudy Gobert, do Utah Jazz, testar positivo para o novo coronavírus.

“Tivemos bastante participação no grupo, tanto do Conselho quanto da Diretoria, e chegamos a esta conclusão. Abrimos uma votação e suspendemos o campeonato. Na quinta-feira (12), tinha sido estabelecido que a gente continuasse jogando com os portões fechados – isso foi feito, e com uma reavaliação dessa tomada de decisão na quarta, dia 18, quando jogaríamos contra o Bauru. Hoje ainda teve time jogando lá na Paraíba (São Paulo e Unifacisa) e foi mantido. A partir desta segunda (16), teremos todas as atividades da Liga suspensas. Vamos suspender também nossos treinos aqui temporariamente. A gente está preocupado com o desdobramento disso que o mundo está vivendo hoje. Temos que tomar essa posição, conscientes do dever cumprido”, ressalta o presidente da Liga Nacional de Basquete e gestor do Mogi Basquete, Nilo Guimarães.

A entidade anunciou que haverá uma reunião do Conselho de Administração com os 16 clubes que participam do NBB nesta segunda.

 

Jogo das Estrelas

A LNB também confirmou o adiamento do Jogo das Estrelas, que estava programado para acontecer nos dias 20 e 21 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O evento ainda não tem data para ser realizado.

 

Classificação do NBB

Faltando apenas cinco jogos para o fim da fase regular e início dos playoffs, o Mogi Basquete está na quinta colocação, com 16 vitórias em 26 jogos, atrás de Minas (4º), São Paulo (3º), Franca (2º) e Flamengo (1º). Assim que o campeonato for normalizado, os mogianos enfrentarão Bauru, São Paulo, Pato Basquete e Rio Claro, respectivamente.

 

Ingressos

O torcedor que já comprou o ingresso para os jogos contra Bauru e São Paulo pode trocar para a próxima partida no Hugão, quando tudo estiver normalizado, ou pedir o reembolso. Se comprou pelo site deve entrar em contato com a Total Ticket pelo telefone (11) 98821-9026. Os que adquiriram no quiosque no Mogi Shopping devem ir com o bilhete à secretaria do clube no Hugão para receber o reembolso.

Os ingressos dos ganhadores do Bolão do Jaguá estarão disponíveis para quando a situação estiver normalizada.

______________

Confira, abaixo, a nota oficial da Liga sobre essa suspensão da competição:

 

“O Departamento Técnico-Operacional da Liga Nacional de Basquete, no uso de suas atribuições comunica, devido ao avanço do COVID-19:

1- Paralisação total do NBB Caixa 2019/2020 a partir do dia 16/03/2020 sem data pré- determinada para o retorno da competição.

2- Convocação dos 16 (clubes) participantes do NBB Caixa 2019/2020 para uma reunião do Conselho de Administração no dia 16/03, segunda-feira, às 17h00, na sede da Liga Nacional de Basquete.”

Na última quinta-feira, os Clubes associados à Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiram por adiar o Jogo das Estrelas 2020 e que as partidas de 13/03 a 18/03 seriam realizadas com portões fechados.

Em nova reunião, foi concluído que a paralisação do campeonato seria o melhor caminho, priorizando a saúde dos atletas, comissões técnicas, árbitros e os demais envolvidos nas partidas.

 

*Com informações da LNB, Mogi Basquete e Agência Brasil