Lewis Hamilton é pole no GP de Interlagos, em São Paulo. Prova começa as 15h10 de domingo

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE * – Já com o pentacampeonato da Fórmula 1 garantido no GP anterior – no México – o britânico Lewis Hamilton sairá na pole position no Grande Prêmio do Brasil, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul de São Paulo, neste domingo (11/11), com largada marcada para as 15h10 (horário de Brasília). Ele superou o recorde de Sebastian Vettel, obtido nos treinos deste sábado, e cravou 1min07s301 – atual recorde da pista paulistana.

O recorde do alemão Vettel foi obtido no período decisivo do treino classificatório, quando cravou 1min07s301. Porém, tinha um Lewis Hamilton no caminho. No caminho tinha um Lewis Hamilton. O britãnico jogou um balde de água fria na Ferrari superando o tempo do rival e garantindo a sua 82ª pole position da carreira.

Valtteri Bottas, da Mercedes, ficou com o terceiro lugar do grid, cruzando a linha de chegada em 1min07s441, enquanto Kimi Raikkonen, companheiro de Vettel na Ferrari, teve de se contentar com a quarta colocação (1min07s456).

Pela 37ª vez, o Autódromo de Interlagos receberá a principal categoria do automobilismo mundial, exigindo muito dos pilotos, carros e equipes. Como pentacampeão mundial, igual a Juan Manoel Fangio, Lewis Hamilton fará sua primeira corrida após o quinto título. Sem um piloto brasileiro para torcer, em quem cairá a preferência do público?

Depois do GP em São Paulo, restará somente mais uma corrida para encerrar a temporada, e será no Circuito de Yas Marina, dia 25 de novembro, em Abu Dhabi.

_______________________

Colocação dos pilotos na temporada 2018 da Fórmula 1

1) Lewis Hamilton, 358 pts
2) Sebastian Vettel, 294
3) Kimi Räikkönen, 236
4) Valtteri Bottas, 227
5) Max Verstappen, 216
6) Daniel Ricciardo, 146
7) Nico Hülkenberg, 69
8) Sergio Pérez, 57
9) Kevin Magnussen, 53
10) Fernando Alonso, 50

Fonte: Fia / Antes do GP do Brasil

_______________________

*Com informações e fotos da FIA – Federação Internacional de Automobilismo

Ingressos, agora, somente nas bilheterias do autódromo

O ponto de vendas de ingressos para o Formula 1 Grande Prêmio Heineken do Brasil 2018 no Shopping Market Place esgotou todo o seu estoque. Neste sábado e no domingo, a compra só poderá ser efetuada na bilheteria do autódromo de Interlagos. Os setores “A”, “M” e “B” já não contam com entradas disponíveis. A venda através do site oficial – www.gpbrasil.com.br–  também está encerrada.

A compra de ingressos na bilheteria pode ser feita em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito -Visa, MasterCard, Elo e Amex – em até três vezes. A bilheteria de Interlagos – assim como a Central de Atendimento para a retirada dos ingressos adquiridos através do site oficial – funcionará neste final de semana, das 7h às 12h. Os ingressos estão sujeitos à disponibilidade.

Os ingressos de meia-entrada para os setores que contemplam o benefício e ainda estão disponíveis (“G”, “Q” e “F”) também poderão ser adquiridos na bilheteria do autódromo. Recomendamos atenção à documentação que comprove o benefício tanto no momento da compra quanto na entrada do autódromo. Ressaltamos que há verificação rigorosa e que apresentação da documentação não será dispensada em hipótese alguma. Para mais informações consulte a seção Perguntas Frequentes no site oficial do evento.

Autódromo de Interlagos, a caminho do futuro

A maior reforma de Interlagos, que começou em 2014, segue este ano com mais uma etapa. O paddock e área dos boxes estão cada vez melhores para receber as provas do automobilismo brasileiro e o GP Brasil de Fórmula 1. O novo espaço reservado à imprensa nacional e internacional, os escritórios destinados às equipes e dirigentes, os acessos, mantém o circuito paulistano entre os melhores e mais tradicionais autódromos do mundo.

A corrida de Fórmula 1 do ano passado que marcou a primeira vitória de Lewis Hamilton em Interlagos foi um grande teste para o autódromo. A chuva intensa e intermitente exigiu a interrupção da corrida, a prova foi longa, difícil e o público não arredou pé. O asfalto cumpriu sua função drenando a água e permitindo que os carros completassem as 71 voltas. Apesar do volume de água, as instalações não foram afetadas.

Interlagos é Interlagos. E quem vence nessa pista – esse era um dos grandes sonhos de Lewis Hamilton – sabe que é marca importante no currículo.

A fama internacional da pista começou mesmo na década de 70. Depois de uma reforma essencial para adequar o traçado de 7,960 metros para corridas de monopostos, Interlagos viu surgir o primeiro campeão mundial de F1 pelo Brasil, Emerson Fittipaldi. Emerson venceu em 70 o Campeonato Internacional de Fórmula Ford. Em 71, o mesmo Emerson conquistou a vitória em uma corrida de Fórmula 2. Interlagos estava apto, então, para receber em 72 uma corrida extracampeonato de F1, vencida por Carlos Reutemann. Mas Emerson deu o troco no ano seguinte, ganhando o GP Brasil, já então somando pontos para o Mundial de F1. Emerson voltaria a vencer no ano seguinte, 1974, sob forte chuva, cabendo a José Carlos Pace a vitória em 1975, a única de sua carreira.

Depois, nos anos 90, veio a reforma do traçado para a volta da F1 a São Paulo. O circuito foi reduzido de 7,9 quilômetros para 4,3 quilômetros, de acordo com as exigências da categoria. A pista ficou mais curta mas o grau de dificuldade se manteve. E os carros passaram a correr mais tempo juntos, tornando as corridas mais interessantes para o público.

De 70 até hoje, Interlagos tornou-se o palco esportivo do maior internacional esportivo do Brasil, recebendo todos os anos a elite mundial da Fórmula 1, de Jackie Stewart a Michael Schumacher, de Nigel Mansell a Nelson Piquet, de Niki Lauda a Ayrton Senna.

As corridas de Fórmula 1 trouxeram visitantes ilustres como os artistas Gene Hackman, Ugo Tognazzi, Sydne Rome, Gael Garcia Bernal, Mick Jagger entre outros. José Carlos Pace foi dublê de Al Pacino em Interlagos, nas cenas de pista do filme ‘Bobby Deerfield’, do diretor Sydney Pollack, no GP Brasil de Fórmula 1 de 1976. Em 1979, foi o beatle George Harrison quem pontificou no autódromo paulistano, em sua visita ao Brasil.

Nas bandeiradas, Pelé e Gisele Bündchen marcaram forte presença cercados de fãs desde a chegada a Interlagos.

Nas histórias fantasiosas – ou nem tanto – velhos pilotos e chefes de equipe garantem que motores foram trocados em provas de longa duração e para que ninguém descobrisse, as unidades já utilizadas foram repousar no fundo do lago. Há até a história de um fantasma de uma mulher, vestida de branco, que costumava assombrar os pilotos na Junção, durante corridas noturnas.

Um autódromo de 78 anos pode ser atual? Claro. Desde que se atualize, respeitando a tradição.

A famosa Lotus preta, de Emerson Fittipaldi, o precursor de todos os brasileiros na Formula 1