José Luiz Freire de Almeida assume a Secretaria de Transportes de Mogi

José Luiz, que já foi secretário em outra pasta e diretor de ensino estadual, substitui Eduardo Rangel

 

O prefeito Marcus Melo anunciou, na tarde desta quinta-feira (25/01), o nome do novo secretário municipal de Transportes, o professor José Luiz Freire de Almeida. Ele substitui o coronel da reserva da Polícia Militar, Eduardo Rangel, que ocupava o posto desde janeiro do ano passado.

“O professor José Luiz é uma pessoa dedicada, competente e que tem todas as condições para fazer um bom trabalho. Nossa cidade completa 458 anos, é dinâmica e vem crescendo. Temos ruas estreitas e com bairros que crescem. É preciso respeitar estas centralidades e trabalhar para a melhoria da mobilidade urbana de nossa população”, afirmou o prefeito.

Marcus Melo lembrou de ações de melhoria da mobilidade urbana que foram anunciadas dentro do programa Move Mogi e que também estão presentes no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, aprovado pela Câmara Municipal no final do ano passado e sancionado no início deste mês.

“A cidade hoje conta com quase 250 mil veículos e a área central vai passar por um período de modernização, como detalhamos. É um trabalho pensado priorizando o pedestre, pensado como um grande centro, da mesma forma como já foi adotado em outros lugares do mundo”, disse.

O novo secretário de Transportes também destacou o Plano Municipal de Mobilidade Urbana como uma importante ferramenta para ser utilizada na adoção de medidas para melhoria da circulação de pedestres, ciclistas, transporte coletivo e veículos. Ele lembrou que o documento foi desenvolvido após um estudo detalhado contratado pela Prefeitura e que teve a participação da sociedade, por meio de reuniões em bairros e com categorias ligadas ao tema.

“Este Plano de Mobilidade foi baseado em oito sistemas e ele já vem com tantos detalhes que traz projetos e ações a serem desenvolvidas. Então, já temos um esqueleto de trabalho a ser desenvolvido em conjunto com os técnicos da secretaria. Temos de pegar o plano, dar uma direcionada, uma detalhada, adequar ao orçamento”, afirmou.

José Luiz é formado em Biologia, Pedagogia e Engenharia Civil. Professor de formação, foi delegado de Ensino e dirigente regional de Ensino de Mogi das Cruzes. Além disso, atuou na Prefeitura como secretário municipal entre 2001 e 2017.

Entre 2001 e 2008, ele foi secretário municipal de Cidadania e Ação Social de Mogi das Cruzes, desenvolvendo projetos socioculturais, como Canarinhos do Itapety, Banda Boigy e Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi. No comando da pasta, também implantou os primeiros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência do Idoso de Mogi das Cruzes (CERIM) e o Centro de Convivência do Idoso de Mogi das Cruzes (CECIM).

Já entre 2009 e 2012, José Luiz foi secretário municipal de Cultura. Entre as principais ações desenvolvidas na pasta está a criação do Festival de Inverno Serra do Itapety. Na sequência, entre 2012 e 2016, ele foi Ouvidor Geral de Mogi das Cruzes, responsável pelo órgão que recebe as solicitações de serviços, reclamações e sugestões dos mogianos.

Em janeiro de 2017, com o início da gestão do prefeito Marcus Melo, José Luiz foi nomeado secretário municipal de Gabinete, cargo que ocupou até 21 de setembro de 2017. Foi o idealizador e implantou a Carta de Serviços no portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O novo secretário José Luiz Freire de Almeida destacou a importância do desenvolvimento das ações do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Ney Sarmento/PMMC)