Itaquaquecetuba formará novos núcleos teatrais em 2020; inscrições segue até o dia 15 de janeiro

 

DE ITAQUAQUECETUBA – Em 2020, a Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba terá novas apresentações teatrais. A pasta está com inscrições abertas para a formação de um novo núcleo de teatro através das oficinas oferecidas gratuitamente pela administração municipal. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de janeiro, na Avenida Vereador João Fernandes da Silva, número 53, no bairro Vila Virgínia e garantir uma das 120 vagas disponíveis.

A oficina experimental infanto-juvenil com duração de três meses, contará com aulas todas as segundas e quartas-feiras, no período da manhã e da tarde, nos horários das 8h00 às 9h30 e das 13h às 14h30, para crianças com idade entre 7 e 9 anos. Já das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h serão atendidos os pequenos com idade entre 10 e 12 anos.

Adolescentes de 13 a 17 anos terão aulas todas às terças-feiras das 8h00 às 11h, e no período da tarde, das 13h00 às 16h. Os adultos que se interessarem terão aulas no mesmo horário, porém às quintas-feiras. As aulas preparatórias de 2020 serão realizadas na própria Secretaria de Cultura.

O professor de teatro Mateus Rodriguez ressalta que após efetuar a inscrição, os interessados passam por um processo de seleção antes de realizar a matrícula, onde pais e alunos participam de um bate-papo e terão acesso a todas as informações sobre a metodologia, podendo demonstrar o real interesse em fazer a matrícula para participar das aulas.

“O teste de seleção é nada mais nada menos que um bate-papo com os alunos para saber o motivo de fazer teatro, disponibilidade de horário do aluno e interesse de fato”, explicou Rodrigues.

As aulas de teatro oferecidas pela Prefeitura trabalham o desenvolvimento de todas as competências do ator, por meio de técnicas diversas de improvisações coletivas e individuais. Durante as aulas há orientações sobre a utilização de recursos como expressão corporal, vocal, emocional, entre outros.

Este ano, os alunos formados pelas oficinas teatrais da Secretaria de Cultura apresentaram dois espetáculos, o clássico de Ariano Suassuna, o “Auto da Compadecida” e a “A Vaca Lelé”, voltado para o público infantil.

Lembrando que para se inscrever basta comparecer na sede da Secretaria de Cultura até o dia 15 de janeiro, onde o atendimento é realizado das 8h30 às 16h30, portando os seguintes documentos: cópia do RG ou da certidão de nascimento e do comprovante de endereço atualizado.

Também é solicitada uma declaração escolar original e uma foto 3×4 recente. É importante destacar que a matrícula não será efetuada na falta de qualquer documento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4754-2111.