Cartunista argentino – criador da personagem Mafalda – Quino morre de AVC aos 88 anos

Cartunista argentino e criador da Mafalda, Quino morre aos 88 anos

 

Lucila Sigal – Agência Reuters – Buenos Aires – O humorista gráfico e cartunista argentino Quino, criador da personagem Mafalda, a garota inteligente que transcendeu fronteiras, morreu aos 88 anos, informou seu editor nesta quarta-feira (30/09).

“Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele”, disse seu editor, Daniel Divinsky, em sua conta no Twitter.

Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) nos últimos dias e, apesar de os médicos terem conseguido estabilizá-lo, seu estado era complicado, informou a mídia local.

O artista nasceu a 17 de julho de 1932 em Mendoza, na Argentina. A alcunha que adotou para sempre foi-lhe dada como forma de o distinguir do seu tio Joaquín Tejón, também ele um artista gráfica. Foi inclusive esse tio que terá sido a maior influência na criança que haveria de criar Mafalda.

Em 1954, com 18 anos, Quino instalou-se precariamente em Buenos Aires e trabalhou em várias redações espalhadas pela capital argentina. Os seus primeiros desenhos humorísticos foram publicados na revista Esto Es e em 1963 lançou a primeira compilação dos seus desenhos num livro chamado Mundo Quino.

Foto: Enrique Marcarian / Reuters