Hospital Municipal de Mogi volta a ofertar consultas médica e cardiológica

Mensalmente, serão disponibilizadas 1.628 vagas na unidade hospitalar

 

DE MOGI DAS CRUZES – As consultas de clínica médica serão retomadas no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes nesta terça-feira (04/02). Mensalmente, serão disponibilizadas 1.628 vagas na unidade hospitalar que, somadas a outras iniciativas anunciadas no Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, irão ampliar em 37% a oferta de vagas em toda a Rede Básica, passando das atuais 18 mil para 24,7 mil consultas por mês.

Além do Hospital Municipal, novas vagas de clínica médica serão ofertadas em mais sete lugares: Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, e também nas Unidades de Saúde do Jardim Universo, Jundiapeba, Quatinga, Jardim Planalto, Jardim Aeroporto II e Jardim Piatã. “Vamos ampliar em 33% o número de equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, passando de 15 para 20 equipes”, informou o prefeito Marcus Melo, durante evento realizado na última sexta-feira (31/01).

Essa ampliação atende à adequação da Atenção Básica exigida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que terá a Estratégia Saúde da Família (ESF) como base de cálculo para os repasses aos municípios. “Mogi das Cruzes possui um território muito extenso, por isso estamos implantando novas equipes em locais mais distantes. O objetivo é ampliar e qualificar o atendimento à população que reside na zona rural e bairros da divisa”, explica a secretária municipal de Saúde, Rosângela Cunha.

Segundo ela, cada caso está sendo adaptado à realidade local. Em Quatinga, por exemplo, a unidade será transformada em Saúde da Família mas, além do clínico geral previsto na equipe convencional, a Secretaria Municipal de Saúde manterá atendimentos de pediatria e ginecologia, além dos agentes comunitários para realizar as visitas casa a casa. Já os Postos de Biritiba Ussú e Taiaçupeba ganharão equipes de Agentes Comunitários de Saúde para complementar o trabalho já realizado em cada um dos equipamentos.

No Piatã, o atendimento será ampliado com a contratação do segundo médico, enquanto as unidades do Jardim Planalto e Jardim Aeroporto II receberão uma equipe completa a mais, respectivamente. Todas as ampliações estão previstas para ocorrerem a partir do próximo mês de março.

Hospital

A cardiologia clínica também voltou ao hospital e já está sendo realizada dentro da rotina. O atendimento começou no final do ano passado com a realização de um mutirão para atenção à demanda reprimida e está sendo mantido por conta da grande procura por esse tipo de especialidade no município. Nos meses de novembro e dezembro foram ofertadas 400 consultas a mais de cardiologia e, a partir de janeiro, estão sendo oferecidas 350 consultas a mais de cardiologia por mês, o que representa um aumento de 70%.

Foto: Guilherme Berti / PMMC