Helicóptero cai em Ubatuba, Litoral Norte paulista, e mata pedestre

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE. Um helicóptero caiu por volta das 11h desta terça-feira (1º/01) em Ubatuba, Litoral Norte paulista. Um pedestre, que passava pela rua e foi atingido, morreu no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, outras duas pessoas que estavam no interior da aeronave tiveram ferimentos leves e foram levadas ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia da cidade. O piloto, que fez o pouso forçado, não se feriu. O acidente ocorreu na Rua Galeão Coutinho, no bairro Itaguá. Nenhum imóvel foi atingido.

A vítima morreu na hora, segundo informou o Corpo de Bombeiros. O local da queda é uma área residencial e de grande movimento de turistas, próximo da Praia do Itaguá, próximo também do aeroporto da cidade.

Ainda de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a aeronave teria perdido altitude e o piloto teria forçado um pouso. Ele teria tentado pousar em um campinho de futebol nas proximidades,mas não conseguiu e caiu em frente a uma vila, residência de caiçaras e pescadores.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que serão feitas investigações para apurar as causas do acidente envolvendo a aeronave PR-RMZ. O trabalho será feito pelos investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A aeronave é um helicóptero Robinson, modelo 44, e pertence a uma empresa de táxi aéreo. No momento, fazia passeios panorâmicos sobre a cidade. De acordo com que a apurou a reportagem do CORREIO INDEPENDENTE, um casal de passageiros teve ferimentos leves e foi levado para a Santa Casa. Em nota enviada, a empresa afirma que a aeronave estava com a documentação e a manutenção em dia e  que vai prestar todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares.

O pedestre ainda não foi identificado, mas segundo populares ele caminhava pela calçada quando foi atingido pelo helicóptero, cujo piloto precisou fazer um pouso forçado.

A ação inicial das investigações envolve a coleta dados, como fotografias das cenas, retirada de partes da aeronave para análise, reunião de documentos e coleta de relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. O objetivo, segundo a FAB, é prevenir novos acidentes com as mesmas características.

Com informações da Agência Brasil e Bombeiros de São Paulo

Fotos: Corpo de Bombeiros SP / Divulgação e Redes Sociais

Veja vídeos de populares após o acidente em Ubatuba