Guararema: colisão contra poste pode indicar ‘manutenção falha’

Sem freios, motorista jogou caminhão contra poste. Prefeitura descarta a falta de manutenção na frota

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – Um acidente com um caminhão de lixo do Setor de Limpeza Pública de Guararema – cidade do Alto Tietê – na sub-região Leste da Grande São Paulo, na manhã da última terça-feira (20/10), gerou uma grande discussão nas redes sociais. A maioria dos comentários acusa a falta de manutenção como causa da colisão do veículo num poste, na Rua Dr. Pedro de Toledo com a Praça Coronel Brasília Fonseca. A prefeitura nega.

Zé Maurício, irmão do motorista, pelas redes, o parabenizou “pelo ato de coragem em tentar parar um caminhão sem freios, pois colocou sua vida em risco para salvar outras”. E fez mais críticas: “Isso é retrato da ISO 9001 da prefeitura. Famoso “vai tocando”. Infelizmente, nós motoristas não temos o nosso devido valor. Para a prefeitura somos mais um número!”  E prosseguiu: “Graças a Deus ninguém se feriu gravemente. Somente o motorista (Alexandre) meu irmão”, escreveu.

Outros posts feitos com fotos (veja abaixo) mostram supostamente em março de 2.020, pneus carecas em um dos caminhões da Prefeitura de Guararema. Um dia antes desse recente acidente com o poste, na segunda-feira (19/10) – ainda segundo posts em redes sociais, um outro caminhão da frota municipal quebrou e havia sido retirado de circulação.

 

A resposta da Prefeitura de Guararema

Por e-mail, a reportagem do CORREIO INDEPENDENTE enviou perguntas à Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guararema sobre essas acusações que foram postadas nas redes sociais da falta de manutenção nos caminhões da municipalidade. Em resposta, a Assessoria disse que “todos os veículos da prefeitura são inspecionados diariamente, pelo condutor, por meio de check list diário. Referente ao veículo envolvido, não consta anotação de falha no mesmo.  Além disso, os caminhões passam por manutenção preventiva, com mecânico contratado, seguindo os intervalos sugeridos pelas montadoras”.

Ainda de acordo com a Assessoria guararemense, no caso do acidente da terça-feira, durante um processo de coleta de lixo em área central do município, segundo testemunhas, se desgovernou e desceu a rua em alta velocidade, vindo a colidir primeiramente contra uma árvore e depois contra um poste. Essa colisão evitou problemas mais graves, ocasionando apenas danos materiais.”

Após o ocorrido, ainda segundo a Assessoria, o caminhão foi recolhido ao pátio da Prefeitura de Guararema onde passará por avaliação técnico-mecânica para averiguação das causas do acidente.

 

Abaixo, montagem de fotos postadas como feitas em março de 2.020

 

Fotos: Reprodução / Redes Sociais