Frente fria na quinta, 29, inicia as mudanças do tempo no feriadão

Calor dará lugar a massa de ar frio a partir da tarde. Grande parte do feriado será nebulosa no Alto Tietê

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – O sol forte e calor sufocante desta quarta-feira (28/10) em Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê – na sub-região Leste da Grande São Paulo, deve começar a mudar a partir da tarde desta quinta-feira (29/10), com a entrada de uma frente fria pelo litoral paulista. E o feriadão deve ser, em sua maior parte, de tempo carrancudo com temperaturas mínimas e máximas muito baixas, em termos de 11 a 12 graus a menos que nestes dias. A previsão é da Climatempo.

Depois da tarde mais seca desde o fim de setembro, com apenas 13% de umidade no ar no meio da tarde, a população da cidade de São Paulo, e todo o Estado de São Paulo, deve se preparar para uma virada radical do tempo nesta quinta-feira.

Segundo a Climatempo, a situação é de alerta para chuva forte, raios e ventania com potencial para causar diversos transtornos para a população do Estado de São Paulo, como alagamentos em centros urbanos, queda de árvores e falhas de energia. Todas as regiões paulistas ficam sujeitas a estes temporais, mas em diferentes períodos da quinta-feira.

Muita chuva entre sexta e sábado

Entre sexta-feira e sábado, dias 30 e 31 de outubro, a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste e a circulação dos ventos associada a um sistema de baixa pressão atmosférica vão provocar fortes temporais no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. “Em todas as áreas desses estados, a chuva vai ocorrer a qualquer hora e deve vir acompanhada de fortes rajadas de vento. A situação mais preocupante fica entre o litoral paulista, a região serrana do Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e o extremo sul de Minas – nesses locais, há potencial para granizo, e a chuva extrema pode causar transtornos”,alertam os meteorologistas da Climatempo. Na Grande São Paulo, o dia já será com sensação de frio.

 

Fim de semana

As áreas instabilidade da frente fria vão se dissipar sobre parte do Estado de São Paulo no próximo fim de semana. O sol volta a predominar no centro-oeste do estado, mas a Grande São Paulo, o Norte e o Leste do estado e o litoral terão um fim de semana com muita nebulosidade, chuva e temperatura amena. Ou seja, não vai dar praia.

Previsão para Mogi das Cruzes

Quinta, 29 de outubro – Mínima 18°C – Máxima 30°C – Sol e aumento de nuvens ainda pela manhã. Pancadas de chuva a tarde e a noite. Podem ocorrer fortes temporais.

Sexta, 30 de outubro – Mínima 14°C – Máxima 19°C – Chuvoso durante o dia e noite.

Sábado, 31 de outubro – Mínima 13°C – Máxima 18C – Chuvoso durante o dia e noite.

Domingo, 1 de novembro – Mínima 13°C – Máxima 18°C – Chuvoso durante o dia e noite.

Segunda, 2 de novembro – Mínima 12°C – Máxima 19°C – Nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.

Terça, 3 de novembro – Mínima 11°C – Máxima 23°C – Sol o dia todo, sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto, ainda sem nuvens.

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil