Ferraz inicia cronograma de vacinação contra Febre Amarela

A Vigilância Epidemiológica de Ferraz de Vasconcelos começará a cumprir neste sábado (25 de novembro) o cronograma, vindo pronto do Governo do Estado, de vacinações contra a Febre Amarela no município. No dia, as áreas rurais da cidade serão comtempladas pelas doses, por meio de uma equipe da Saúde ferrazense. Vale ressaltar que crianças menores de nove meses, gestantes, mulheres amamentando crianças até seis meses de idade, pessoas que fazem quimioterapia, pessoas imunodepremidas e pessoas que tomam algumas medicações de corticoide em doses altas ou há muito tempo, não podem tomar a vacina.

A vacinação também estará liberada para os munícipes cadastrados nas UBS’s da Vila São Paulo e do Jardim Yone, que são duas áreas consideradas prioritárias, a partir desta segunda (27 de novembro). As doses também já estão sendo aplicadas na UBS CSII, no Centro, para os viajantes de áreas endêmicas, as sextas-feiras.

Aos sábados a população também poderá tomar a vacina. No dia 2 de dezembro haverá a abertura das UBS’s da Vila São Paulo e do Jardim Yone para continuar vacinando os ferrazenses cadastrados nessas unidades, além de um posto volante que será instalado na Vila Cristina e em outra área rural da cidade para vacinar moradores dessas regiões, no estilo casa a casa. No dia 9 de dezembro, as aplicações continuam nas áreas rurais, e no bairro Vista Verde, com um posto volante, que também será instalado no dia 16 de dezembro nos bairros do Castelo, CDHU e Centro.

O secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Feitosa, esclarece que todo apoio será dado às áreas apontadas pelo Estado. “O Estado faz um mapeamento do trajeto do vírus e já nos dá pronto um cronograma de que áreas vamos ter que atuar, por isso as UBS’s e bairros são tão específicos. Não é toda a cidade que precisará da vacina. Nossa expectativa é boa e vamos nos dedicar a imunizar a população que precisa”, afirma Feitosa.

Ao todo, o município recebeu aproximadamente 42 mil doses, mas a expectativa de vacinação é de 113 mil. A Secretaria de Saúde aguarda mais orientações do Estado, e ainda ressalta que neste ano, Ferraz não registrou nenhum caso de Febre Amarela, bem como não foi encontrado nenhum macaco portador do vírus na cidade.

Ao todo, Ferraz recebeu aproximadamente 42 mil doses, mas a expectativa de vacinação é de 113 mil