EXPOÁ 2019 reúne, em quatro dias de festa, exposição e shows, mais de 50 mil pessoas

 

DE POÁ – A festa da família poaense. Assim foi definida a 46ª Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Poá (EXPOÁ 2019), realizada de 5 a 8 de setembro, na Praça de Eventos da cidade. O evento mais tradicional da cidade recebeu aproximadamente 50 mil pessoas durante os quatro dias de realização.

“Poá foi por alguns dias a terra das orquídeas e das mais belas plantas ornamentais. A Secretaria de Cultura deixou a Praça dos Eventos linda para receber a 46ª edição da EXPOÁ. A população e nossos visitantes de outras cidades participaram deste tradicional evento e lotaram à praça. Além de plantas, as pessoas se divertiram no evento com todas as nossas atrações musicais e outras. Desenvolvemos a EXPOÁ 2019 com muito carinho e parabenizo o secretário Mário Sumirê e toda sua equipe pelo brilhantismo na realização da festa”, comentou o prefeito Gian Lopes.

A EXPOÁ reuniu 26 expositores da região e de diversos estados do Brasil, 48 comerciantes na praça de alimentação, 42 empresários na Feira de Indústria e Comércio, além de 60 artesãs que comercializaram os seus produtos na Feira de Artesanato.

Considerada pela maioria das pessoas como uma das mais belas festas de todos os anos, a EXPOÁ 2019 trouxe visitantes de vários pontos do Brasil, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Porto Alegre (RS) e Mongaguá (SP), entre outras cidades. A presidente da Associação Orquidófila de Mogi das Cruzes (ASSOMOC), Marinalva Inácio da Silva, ficou encantada com o pavilhão de exposição das flores. “Há mais de dez anos participamos da EXPOÁ trazendo orquídeas para a exposição. O prefeito está de parabéns por incentivar a realização de uma festa tão bela quanto esta”, declarou.

Para o secretário de Cultura, Mário Sumirê, a festa agradou o público de uma maneira em geral e superou todas as expectativas. “Conseguimos resgatar a tradição poaense. Demos enfoque para as plantas e houve uma interação maior entre os visitantes e elas”.

Plantas premiadas

As plantas mais bonitas e melhor cultivadas da EXPOÁ foram premiadas. Uma comissão formada pelos próprios orquidófilos escolheu as mais bonitas e os premiados foram:  Nelson Lucena (Dendrobium Fimbriatum – melhor cultivo estrangeiro);  Lucio Lu Fun (Cattleya Amethystoglossa – melhor espécie brasileira);  Luddigesi de Luiz Walcir (melhor Cattleya);  Luiz Rodacki (melhor micro); e Sidney Resende e Nelson Pedrosa (Cattleya Híbrida).

Na categoria verde, as melhores plantas foram de José Carlos Uno (melhor bonsai, cultivo verde, entre outros) e Hiroshi Fugino (melhor Euphorbia Lactea Cristata Variegata).

Vendas

A maioria dos expositores da EXPOÁ venderam mais de 90% dos seus produtos. No pavilhão das plantas, no último dia de festa, muitos stands já tinham 100% dos produtos comercializados. O mesmo ocorreu com a praça de alimentação.

Segundo a comerciante Margaret Soares, em todos os dias ela registrou boas vendas. “Para mim foi ótimo, vendemos todos os nossos produtos e estamos muito felizes”, completou ela que participou da EXPOÁ pela primeira vez.

Fotos: Divulgação/Departamento de Comunicação de Poá