Entre os dias 22 e 25, Memorial sediará maior evento de bicicletas da América Latina

 

DE SÃO PAULO – Em um momento em que a bicicleta se torna cada vez mais protagonista da mobilidade urbana, do esporte e do lazer, o Memorial da América Latina, na Barra Funda, São Paulo, recebe a 10ª edição do Shimano Fest, o maior festival de bikes da América Latina. O evento, que ocupa as dependências do Memorial pelo segundo ano consecutivo, acontece entre os dias 22 e 25 de agosto, trazendo para este ano mais datas e atrações, maior espaço de exposição e uma pista de teste mais extensa.

Com o objetivo de difundir a cultura da bicicleta no país, levando os benefícios e prazeres do esporte para um maior número de pessoas, o Shimano Fest 2019 terá na programação expositores, lojistas, lançamentos de bikes, venda de equipamentos, competições esportivas, shows de música, atividades voltadas para crianças e mulheres, além de palestras e workshops. Os dois primeiros dias da programação (22 e 23/8) serão dedicados aos profissionais do mercado e, no final de semana (24 e 25/8), o festival será gratuito e aberto ao público.

Um dos grandes sucessos do Shimano Fest, o Test-Ride será reformulado com uma pista maior e divertida. No espaço, diferentes modelos e tipos de bicicletas poderão ser testados: das Mountain Bikes de alta performance até as bikes urbanas e elétricas.

O Espaço Trend, que veio para democratizar ainda mais o evento, é um local personalizado com stands de 4 m² direcionados a pequenas montadoras e framebuilders (construtores de bicicletas sob medida).

Especialistas focados no universo feminino estarão reunidos no Espaço Mulher para palestras e debates sobre os impactos e benefícios do esporte nos mais variados aspectos, da alimentação à preparação física, passando pelo controle de doenças e oportunidade de negócios. Entre as palestras estão “As alterações que acontecem no corpo durante o exercício” e “A mulher no esporte”, com a cardiologista Rafaela Tatiana Melikardi Pinto. A ginecologista Potyra Labonia Matiellom abordará o “Impacto na saúde genital feminina”.

Além da novata TSW Bike, outras 18 empresas de destaque já confirmaram o retorno à Arena Expo do Memorial da América Latina: Audax, Ciclo Cairu, Cadence Bikes, Caloi, Cannondale, Corratec, FKS, Groove Bikes, GT Bicycles, GTSM1, Nathor, OGGI, Pedalla Bikes, Schwinn, Sense Bike, Soul Cycles, e WRP Bikes.

Além das fabricantes, outros segmentos do mundo da bicicleta também já fecharam seus espaços. Entre eles estão lojistas, distribuidores de peças e equipamentos, importadores, locadoras e montadoras de e-bikes, como KSW, Absolute, Chaoyang, Fabric, Kenda, Manitou, LM Bikes, Viper, Vzan e Zafal.

Quem for ao festival encontrará ainda empresas de vestuário, racks e suportes para carros, acessórios, bolsas e mochilas, cadeirinhas, bagageiros, ferramentas, cadeados entre outros. Há ainda algumas empresas de tecnologia e as especializadas em rolos de ciclismo.

O Shimano Fest

Criado em 2010 e organizado pela Shimano, o maior festival de bicicletas da América Latina atinge, em 2019, seu décimo ano de realização. Em 2018, o evento recebeu 32.500 visitantes, mais de 70 atrações divididas em sete arenas, 6.500 lojas e 190 marcas do segmento que movimentaram mais de R$13 milhões em negócios nos três dias do evento, um aumento de 20% na comparação com 2017.

A expectativa para 2019 é superar o público em torno de 20%, na comparação com 2018, atingindo 39 mil visitantes. Para este ano, haverá um dia a mais de evento – serão quatro no total – em um espaço ainda maior, alcançando todo o Memorial da América Latina, uma área de 22 mil m² que abrigará mais empresas, atrações, palestras e competições esportivas.

A Shimano, empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007.

 

Serviço

Shimano Fest 2019
De 22 a 25 de agosto de 2019
Quinta-feira (22), exclusivo para imprensa, lojistas e profissionais do setor – 10h às 20h.
Sexta-feira (23), exclusivo para imprensa, lojistas e profissionais do setor – 10h ás 20h.
Sábado (24), Festival aberto ao público – 10h às 20h.
Domingo (25), Festival aberto ao público – 10h às 17h.

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo, Capital
Entrada gratuita – a organização pede a contribuição de 1 kg de alimento não perecível que será doado para instituições assistenciais.
Classificação livre

 

Foto: Divulgação