Bertioga: encontrado o corpo de jovem de Poá afogado no domingo

Bruno Alves de Souza, que desapareceu em Itaguaré, foi encontrado nesta quarta-feira na areia da Riviera

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – Dois corpos foram encontrados na manhã deste quarta-feira (06/11) em Bertioga, desaparecidos no domingo passado (03/11), durante o feriado de Finados. Eles estavam entre os 12 casos de afogamento – com sete mortos – registrados na Baixada Santista no fim de semana. Um dos corpos encontrados estava na praia da Riviera de São Lourenço e outro no Canal de Bertioga, área central da cidade. Ambos foram reconhecidos por familiares.

O corpo encontrado na Riviera é de Bruno Alves Souza, de 23 anos (fotos), que morava em Poá. Ele estava com amigos na manhã do domingo na praia de Itaguaré, em Bertioga, quando viu uma amiga sendo puxada pela maré. Ele então correu para o mar para salvá-la. A moça se salvou, mas Bruno acabou desaparecendo.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o corpo do poaense estava na faixa de areia e foi localizado  por volta das 7h30 desta quarta-feira por Guardas Vidas da Riviera, a 13 quilômetros de distância de onde  ele desapareceu.

Somente no feriado, oito pessoas foram vítimas de afogamento na Baixada Santista  – cinco morreram e e três ainda seguem desaparecidas.

A praia de Itaguaré, onde o rapaz de Poá desapareceu, fica à esquerda para quem desce a serra pela Rodovia Mogi-Bertioga.  É uma praia isolada, cercada de mata nativa, onde desemboca o Rio Itaguaré, bem ao lado da praia de São Lourenço, formando uma lagoa, separada do mar apenas por uma faixa de areia. Bruno tem uma filha.

Com a virada no tempo, a partir da terça-feira (05/11), o mar ficou muito, pelo efeito do vento e da chuva, o que dificultou as buscas a todos os desaparecidos na Baixada Santista.

 

Números preocupam

Mesmo com todo o aparato na Baixada Santista – que envolve salva-vidas nas areias, em lanchas,  outras embarcações e até helicópteros, levantamento do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar)  aponta que  entre setembro e o último fim de semana, do do feriado de Finados, 38 pessoas morreram vítimas de afogamento nas cidades da região.

Já com números desde o início de 2019, desde janeiro, o número de mortes por afogamentos na Baixada Santista – com as praias mais procuradas pelos turistas – aumentou 36,6% em comparação com o mesmo período de 2018. Foram 82 vítimas fatais, comparadas com as 60 registradas no ano passado.

Ainda de acordo com o GBMar, no ano passado foram feitos 1.361 salvamentos e este ano, somente até o dia 3 de novembro, os números subiraam 20%, com 1.633 registros, além do aumento do número de vítimas fatais.

 

Corpo de Bruno Alves Souza foi encontrado na Riviera de São Lourenço

Foto: Reprodução/ Sistema Costa Norte de Comunicação