Em tempos de Coronavírus, pela primeira vez cinemas não terão estreias em uma quinta-feira

Uma quinta-feira sem estreias nas salas de cinema

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – Ao contrário da quinta-feira da semana passada, dia 12 de março, esta quinta – dia 19 – pela primeira vez não terá uma só estreia nos cinemas do País. Afinal, muitas salas já estão sem público, outras fecharam e aguardam algum decreto para que paralisem suas atividades enquanto durar a pandemia de Coronavírus (Covid-19).

Algumas redes de salas de cinema já anunciaram o fechamento das salas, como a Kinoplex (que no Alto Tietê só está presente em Guarulhos), e o Espaço Itaú de Cinema, Petra Belas Artes e Cinesala. Outras redes seguem abertas e, apesar de adotarem medidas extras de limpeza, a presença do público já não é tão certa.

Já as redes Cinemark (com salas nos shoppings de Mogi, Suzano), Cinépolis (com salas no Itaquá Gardem), PlayArte e UCI dizem que, por enquanto, seguem as orientações da Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas). A entidade já solicitou que governadores e prefeitos determinem o fechamento das salas de cinema, especialmente as que operam dentro de shoppings, de seus Estados e cidades na forma da lei – tudo por conta do Coronavírus.

Mas a Feneec, em nota, projeta que até o fim desta semana, todas as salas de cinema do País devam estar fechadas. Confira a íntegra:

A Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) vem a público solicitar aos governadores e prefeitos que determinem o fechamento das salas de cinema de seus Estados e cidades na forma da lei. As empresas exibidoras entendem que a grave situação colocada pela pandemia do Covid-19 é urgente e demanda uma resposta rápida que somente o Estado está habilitado a tomar. Infelizmente, o fechamento das salas por iniciativa das empresas demandaria negociações com cada uma das empresas administradoras de cada shopping onde existe uma sala de cinema, o que seria bastante complexo e lento. Os shoppings pertencem a diferentes grupos econômicos, com participação de investidores, fundos de previdência, fundações e outros, o que exigiria  diversas instâncias de negociação, resultando em um prazo para solução dos problemas que a saúde pública não tem. O bem-estar dos espectadores de cinema e dos funcionários das empresas de cinema é hoje a nossa prioridade total.

 

O que seria novidade nas telas neste 19  de março. Seria…

Dessa forma, ficam adiadas diversas estreias. Entre elas, estariam o nacional “Três Verões” – em que Regina Casé interpreta uma caseia de um condomínio de luxo, que é usada pelo patrão como laranja em um grande esquema de corrupção, “O Orfanato”, que conta a história de um garoto sonha com Bollywood, mas tem que viver em um orfanato devido ao governo pró-soviético do Afeganistão em 1989, “Um Lugar Silencioso – Parte 2”, a sequência do terror que surpreendeu nas bilheterias em 2018, e repete a direção de John Krasinski e Emily Blunt como protagonista – além de “Quarto 212” – que narra a trama de um casal apaixonado que se casou aos 20 anos de idade. Quando, anos mais tarde, Catherine arruma um amante, Richard entra em desespero. Ela foge para um hotel em frente a sua casa, no quarto 212, e passa a observar de lá o que não conseguia enxergar em seu casamento.

Entre outras novidades que estreariam estão os infantis “É Doce!” e “Meu Querido Elfo”.

Para os pessoal do site Adoro Cinema, nestes tempos sombrios e de apreensão com o Covid-19, qual o melhor jeito de resgatar estes sentimentos, se não assistindo filmes? E sugerem alguns exemplos. “Você provavelmente já se inspirou assistindo A Vida é Bela, ao ver Guigo contando histórias para distrair seu filho dos horrores dos campos de concentração na Segunda Guerra Mundial. Ou então, torceu para que as grandes mulheres de Estrelas Além do Tempo provassem o seu valor, em meio à tantas injustiças sociais”. Para eles, todas estas narrativas nos relembram do quão forte o ser humano pode ser, mesmo em momentos desafiadores.

 

RELEMBRE AS 13 ESTREIAS DA QUINTA-FEIRA PASSADA, DIA 12 DE MARÇO