Em 5 dias, choveu 370% mais que agosto inteiro. Sol e calor voltam fim de semana

Nos primeiros 5 dias de setembro, choveu 35,9 mm sobre  represas da região, mais que todo o mês de agosto. Chuva forte continua sexta, 6

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – O agosto seco ficou para trás e nos primeiros cinco dias de setembro, choveu 35,9 milímetros sobre as cinco represas da região do Alto Tietê, quase metade esperada para o mês, que é de 82,4 mm  – e 37 % mais que em todo agosto, quando os cinco reservatórios receberam apenas 9,7 mm. Essa contagem foi feita até as 9h desta sesta (06/09), dia que continuará chuvoso e frio, de acordo com medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com as chuvas desta sexta, que só serão contabilizadas às 9h da manhã do sábado, esse índice em milímetros deve aumentar e a proporção sobre agosto mais ainda.

As 33 primeiras horas de setembro já mostravam esse início molhado em setembro, conforme a reportagem que o CORREIO INDEPENDENTE publicou (leia mais abaixo).

Se essa água deste início de mês é uma boa notícia para o abastecimento de água da região – e para toda a Grande São Paulo, também é uma excelente notícia saber que o tempo carrancudo e frio destes primeiros seis dias deve ir embora e, no sábado e domingo (07 e 08/09), as temperaturas em Mogi das Cruzes e região – segundo a previsão da meteorologia – terão máximas, respectivamente, de 27°C e 31°C, com muito sol e o tempo aberto.

Mas esta sexta-feira (06/09), o tempo em toda a faixa leste e no litoral paulistas ainda amanhece nublado, com possibilidade de garoa e névoa, e a chuva deve se intensificar mesmo pe no período da tarde. A temperatura fica um pouco mais agradável por volta do horário do almoço, mas à tarde e noite volta a esfriar. Como mostram as imagens abaixo do Inmet, as nuvens ocupam somente a faixa leste e o litoral paulista. Mas no sábado e no domingo é que tudo deve clarear. Isso porque uma grande massa de ar seco – que já atua no interior paulista – vai tomar conta de todo o Estado, com sol e calor durante o dia.

 

Previsões para Mogi das Cruzes

Sexta-feira, 06/09 – Mínima de 11°C – Máxima de 18°C

Sábado, 07/09 –  Mínima de 13°C – Máxima de 27°C

Domingo, 08/09 –  Mínima de 15°C – Máxima de 31°C

Segunda, 09/09 –  Mínima de 16°C – Máxima de 30°C

Terça, 10/09 –  Mínima de 16°C – Máxima de 30°C

 

Clique e veja, ao vivo, imagens do satélite do Inmet (clique nas teclas de direção, no alto, para ver o movimento das nuvens

 

REVEJA REPORTAGEM QUE MOSTRAVA AS PRIMEIRAS 33 HORAS MOLHADAS DE SETEMBRO