Doação de mudas na Ilha Marabá atrai mogianos e acontece até sexta-feira

 

DE MOGI DAS CRUZES – Como parte da programação da Semana da Primavera, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes realiza durante toda a semana um trabalho de doação de mudas no Núcleo Ambiental da Ilha Marabá. A ação começou na segunda-feira (23/09) e, somente no primeiro dia, 114 mudas foram doadas. São pés de amora, pitanga, araçá, manga, romã e goiaba, entre outras. Os interessados recebem informações sobre as mudas, além de técnicas de plantio e cuidados. A Ilha Marabá (ilha fluvial no Rio Tietê) fica na Rua Delphino Alves Gregório, 724, no Mogilar.

O diretor da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, acompanha o evento e destaca a importância das árvores para o município: “As árvores proporcionam conforto térmico, oferecem abrigo aos pássaros e contribuem para a melhoria da qualidade do ar. Em pouco tempo, as mudas se desenvolvem, as copas crescem e a população começa a notar os benefícios que as espécies trazem. O movimento de pessoas aqui na Ilha tem sido muito bom”, explica.

Ele comenta que, na segunda-feira pela manhã, a Ilha Marabá recebeu a visita da Escola Municipal Professora Lourdes Maria Prado Aguiar, do Jardim Esperança, com 31 pessoas, entre alunos e professores. Dessa forma, segundo Miragaia, o evento também acaba se tornando uma ação de educação ambiental, na medida que oferece conhecimentos práticos aos estudantes que visitam o núcleo ambiental: “Eles gostaram muito e tiveram a oportunidade de fazer a trilha, além de conhecerem o rio Tietê,”, disse.

A doação de mudas também integra o Programa Plantadores de Sombras, desenvolvido pela secretaria. As mudas vêm do Viveiro do Parque Leon Feffer e, segundo Miragaia, a chegada da Primavera permitirá intensificar as ações de rua, pois nesta época do ano as mudas crescem com mais rapidez e força. As doações na Ilha Marabá acontecem até o dia 27.

Parque Municipal terá Visita Monitorada sábado, 28 de setembro

Para fechar a programação da Semana da Primavera, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente está com inscrições abertas para a visita monitorada ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo, que acontecerá no sábado (28/09), das 9h às 12h. O passeio é gratuito e os interessados podem fazer suas inscrições pelo telefone 4798-5962, confirmando a presença. É necessário apresentar o comprovante da vacinação contra febre amarela no dia da visita.

A visita monitorada começa como uma palestra, na qual os participantes aprendem um pouco sobre a história do parque e da Serra do Itapeti – onde a reserva está localizada, em seu topo. E seguida, acontece a trilha, considerada de média complexidade e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. Acompanhadas de um guia, as pessoas podem observar espécies como saguis e admirar a vista do alto do parque, de onde é possível ver Mogi das Cruzes.

No dia da visita, a recomendação é para que os participantes utilizem calça comprida e calçados fechados e confortáveis. Além disso, é importante que o participante leve repelentes, protetor solar, lanche e água. Com limite de 120 pessoas por dia, as visitas são gratuitas e proporcionam às pessoas a oportunidade de conhecer um local onde existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos.

O passeio pelo parque inclui uma visita á nascente modelo, instituída no Programa Município Verde Azul, e os visitantes poderão também experimentar uma água limpa da bica que é alimentada pelas nascentes. No caminho das Trilhas os monitores mostram aos visitantes o programa de reintrodução das orquídeas nativas e que são endêmicas da região