Distrito de Jundiapeba recebe força-tarefa de zeladoria urbana

 

DE MOGI DAS CRUZES – A Prefeitura de Mogi das Cruzes acaba de dar início a uma força-tarefa de manutenção no distrito de Jundiapeba, que faz divisa com Suzano. Os trabalhos têm por objetivo reforçar a zeladoria do distrito, tanto nessa época, em que as chuvas desencadeiam situações que requerem atenção imediata, como também de forma mais perene.

O trabalho começou com a primeira Operação Cata-Tranqueira do ano, que foi realizada no último sábado (04/01), das 7h às 19h15. Foram 27 funcionários envolvidos nos trabalhos, mais cinco caminhões. O resultado foi a retirada de 44 toneladas de materiais inservíveis das vias e espaços públicos do distrito.

Além disso, o distrito acaba de ganhar uma equipe extra de manutenção, que vai atuar de forma fixa, junto à Administração Regional de Jundiapeba, até o final deste ano. O grupo é composto por seis roçadores, mais dois ajudantes da empresa terceirizada responsável pelos serviços de limpeza pública no município, que a partir desta semana já estão cuidando de serviços como roçada, raspagem e capinação de guias.

Os trabalhos têm como base um mapeamento do distrito, feito pelas equipes da Prefeitura. Dada sua extensão territorial, Jundiapeba foi dividida em 10 setores e a expectativa é que todas as demandas existentes em cada uma dessas subdivisões sejam atendidas de forma concentrada ao longo de janeiro. Complementarmente, com o reforço na mão de obra, a expectativa é que as demandas do dia a dia também possam ser resolvidas com muito mais agilidade, dando uma resposta rápida aos moradores do local.

A força-tarefa, que teve início pela limpeza pública, inclui também manutenção no asfalto, pintura de guias, melhorias na sinalização de solo, reparos em pontos de ônibus, praças e espaços esportivos. Além da Secretaria de Serviços Urbanos, outros departamentos e Secretarias estão sendo convocados para participar, conforme a especificidade da demanda.

A parte de drenagem, que visa o combate às enchentes, também vem recebendo melhorias desde o ano passado. A Secretaria de Serviços Urbanos já implantou mais de 600 metros de tubulação para a captação de águas pluviais na Rua Alício de Carvalho, seguindo pela Avenida Lourenço de Souza Franco e desaguando no Rio Taiaçupeba. Também foram finalizados os trabalhos na rua Francisco Soares Marialva, com a implantação de 250 metros de tubulação e consequente erradicação dos trechos de alagamento da via.

Nesta semana, as equipes darão sequência aos serviços de drenagem na Alameda Santo Ângelo e Avenida Áurea Martins dos Anjos, com mais 750 metros de tubulações a serem inseridas, o que deve melhorar o escoamento não só daquela região, como também das ruas Manoel Eugênio da Costa, Benedito de Souza Branco, Dolores de Aquino, Adriano Pereira e todo o trecho nas proximidades da Praça Veteranos de Guerra, que sofre com a demora na vazão das águas em períodos fortes de chuvas.

Os investimentos em Jundiapeba na área de drenagem serão contínuos até o final deste ano e muitos outros pontos serão beneficiados com a implantação e/ou substituição de tubulação de melhor e maior porte perante as até então existentes, superando a marca de R$ 1,5 milhão em investimentos.

“Jundiapeba é sempre um local que requer atenção especial por parte do poder público, principalmente no período de chuvas. Por isso, iniciamos esse mutirão, mas também já providenciamos o reforço nas equipes permanentes de manutenção, para que as demandas do dia a dia possam ser atendidas mais prontamente e o distrito seja mantido em boas condições ao longo de todo o ano”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

A proposta é que o mesmo trabalho de monitoramento e levantamento de demandas, seguidos pela organização de uma força-tarefa, seja levado em breve para outras regiões da cidade.